A noite do sábado, 08 de dezembro, vai ser boa para quem pegar o bondinho rumo ao Morro da Urca. Jheilson Failde de Souza, mais conhecido como Ferrugem, vai mostrar ao vivo e a cores porque se tornou um ídolo da MPB.
É com a satisfação escancarada em um sorriso no rosto e uma voz maior que o mundo que o cantor e compositor de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, vem realizando seu sonho que persegue desde criança nas rodas. Agora, aos 29 anos de idade, é uma das vozes mais populares e reconhecíveis da renovação do samba – além de uma das figuras mais queridas da cena.

Apresentações iniciais feitas, agora é hora de conhecer melhor o Ferrugem: aquele menino batalhador, positivo, com muita fé em Deus, que não é qualquer tempestade que vai envergar. Sujeito que sabe chegar junto, com decisão, mas também com humildade. E que conquista a todos com um magnetismo que não dá bem para explicar – é coisa divina mesmo.
“O som do tambor”, um dos sucessos de seu segundo álbum, “Seja o que Deus quiser”, é uma boa mostra da riqueza de seus sambas, que está tanto na franqueza de suas letras, vindas diretamente do coração, quanto na tradição de seus batuques e no esmero com que ele trama suas melodias, harmonias e orquestrações. Ferrugem é sambista de linhagem.

Para a noite de 08 de dezembro músicas como o divertido samba-rock “Prazer, eu sou Ferrugem” e o “Samba blues” estarão no set acompanhadas das românticas “Meu bem” e “O meu coração tem medo”.
Alguns destaques de seu último álbum também estarão presentes, como “Você e eu” (dedicada à ex-mulher, mãe de sua filha, que faleceu em 2015), “Eu juro” e “Eu sou feliz assim” (sobre o cara que abdica de tudo o que o dinheiro pode proporcionar em prol daquilo que só um grande amor dá). Ou então, pérolas como “Saudade não é solidão” e a inédita “Sinto sua falta”, para não falar nas animadas “Tentei ser incrível” e “Em turnê”. Tudo isso leva à emocionada “Dentro de um pandeiro”, canção com a qual o cantor renova, a cada show, a sua profissão de fé no samba.

Com todo o prazer (e amadurecimento), Ferrugem avisa que isso é só o início – muito ainda vai se ouvir desse rapaz!

Quando? sábado – 08/12 às 22h. Onde? Morro da Urca. Quando? R$ 190 a R$ 380 (www.ingressocerto.com)