A cantora Inglesa Jesuton lançou pela Som Livre este mês o seu novo álbum, intitulado “Home”. Este, que é o primeiro trabalho da artista com músicas autorais, chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (31). Em parceria com Mario Caldato, produtor dos Beastie Boys, Jack Johnson e Seu Jorge, o álbum revela o universo e a alma viajante da cantora.

O título “Home”, que também é o nome de umas das principais faixas do disco, remete à busca da artista por seu lugar no mundo. A música, que é uma composição de Jesuton e Bernardo Martins, já ganhou até um videoclipe dirigido e produzido por Alberto Marchiori. O clipe foi gravado em diferentes comunas da província de Vicenza, na Itália e traz a participação da própria Jesuton. Na letra da música, a artista fala da busca por origens e sobre a saudade de lugares já visitados.

“O disco é feito de músicas autorais pela primeira vez, então eu vejo este trabalho como se fosse o meu primeiro álbum. O conceito central do disco é uma conversa constante sobre estar e não estar, uma busca, uma viagem de transformação onde você sai de um lugar e vira como que uma versão alterada de si mesmo”, revela Jesuton.

Com um repertório formado por composições em inglês, o álbum traz 12 faixas e conta com a participação de cantores brasileiros, como Seu Jorge na música “Don’t Think So” e Dani Black no single “Fragile”. Já o italiano Salvatore Cafiero fica resposável pela guitarra na faixa “Vultures”.

Filha de mãe jamaicana e pai nigeriano, Jesuton sempre teve dois interesses marcantes: a curiosidade pela cultura latina e a paixão pela música. Movida pelos dois aprofundou-se nos estudos sobrea a América Latina durante sua formação em Ciências Humanas, na renomada Oxford University, na Inglaterra.

Sua relação com a música mudou quando foi trabalhar em Cuzco, no Peru, em 2007. Lá, pela primeira vez, começou a se apresentar para os amigos e pôde perceber que sua forma de cantar era especial, e emocionava quem a ouvia. Depois de viajar por vários países veio ao Brasil por alguns meses, em 2012, onde acabou se estabelecendo.

Já no Rio de Janeiro a cantora se inspirou em um artista de rua que fazia seus shows nas calçadas de Ipanema e que a tocou de uma forma especial. A partir daí Jesuton decidiu comprar um amplificador e seguir seu caminho cantando pelas ruas da cidade.

Sua voz e seu talento único chamaram a atenção de quem passava pelo Largo do Machado e pelo Largo da Carioca – primeiros lugares onde ela se apresentou. Imediatamente, ganhou destaque na internet através de vários vídeos postados por pessoas anônimas, impactadas por suas performances, que se estenderam por vários bairros do Rio de Janeiro.

O sucesso de seus vídeos no YouTube chamou a atenção da mídia e do apresentador Luciano Huck, que se encantou pela voz de Jesuton e a apresentou para o público: a cantora foi convidada por Huck, que a levou ao seu programa para se apresentar como fazia nas ruas e, logo depois, acompanhada pela primeira vez por uma banda, ao vivo. Logo após, em 2012, Jesuton lançou pela Som Livre seu primeiro disco de carreira, “Encontros”. Em 2014, a cantora lançou ainda “Show Me Your Soul”, DVD com releituras de clássicos da soul music.