Shakira foi obrigada a adiar a turnê “El Dorado”, que faria pela Europa, após sofrer uma hemorragia nas cordas vocais. A sequência de 17 shows, que deveria ter começado no dia 8 de novembro, na Alemanha, deve ser remarcada para 2018.

A colombiana de 40 anos usou o Twitter para se desculpar com os fãs. “Todos esses anos em que passei cantando nunca enfrentei uma situação como essa. Esses últimos dias têm sido os mais difíceis da minha carreira”, disse ela em comunicado.

“No fim de julho eu fiz exames de rotina antes de produzir essa turnê e meu médico confirmou que minhas cordas vocais estavam em perfeitas condições”, disse ela. “No fim de outubro, porém, na reta final dos meus ensaios, senti uma rouquidão estranha que me impedia de cantar. Os médicos, após me examinarem, detectaram que eu sofri uma hemorragia na corda vocal direita”.

Shakira chegou a fazer repouso na esperança de se recuperar a tempo do primeiro show da turnê, marcado para a cidade de Colônia, na Alemanha, no último dia 8. Porém, segundo ela, “O pesadelo continua”.

A cantora se desculpa com aqueles que “fizeram até mesmo o impossível para conseguir ingressos”. O show da turnê “El Dorado”, que conta com mais de 60 pessoas na equipe, foi descrito pela cantora como o melhor de sua carreira.

Caso consiga manter a programação, Shakira volta aos palcos no dia 9 de janeiro, em Orlando, nos Estados Unidos.