“Tua cantiga” será a primeira canção do novo disco de Chico Buarque a ser ouvida pelos fãs do compositor. A música inédita, parceria sua com Cristóvão Bastos, será lançada como single no fim deste mês, adiantando o álbum “Caravanas” (Biscoito Fino), com lançamento previsto para agosto. O disco interrompe um hiato de seis anos desde o álbum anterior, “Chico”.

A canção, que tem melodia de Bastos e letra de Chico, é uma das sete inéditas presentes em “Caravanas” — outra delas é a faixa da qual o nome do álbum foi extraído, “As caravanas”. Completam o repertório mais duas músicas do compositor, ainda não reveladas, já lançadas por outros intérpretes mas nunca gravadas por ele.

A foto da capa de “Caravanas” é de Leo Aversa. O fotógrafo registrou todo o processo da gravações do disco, mas ainda não se sabe como esse material de bastidores será utilizado. Seus dois discos anteriores, “Carioca” (2006) e “Chico” (2011) tiveram documentários de making of — respectivamente, “Desconstrução” e “Dia voa”, ambos dirigidos por Buno Natal.

Com direção musical e arranjos do violonista Luiz Cláudio Ramos, fiel maestro de Chico, o disco tem a presença de músicos como o baixista Jorge Helder, o pianista João Rebouças e o baterista Jurim Moreira.

O processo de gravação foi completamente diferente do que o artista fez em seus últimos discos. Normalmente, ele entrava no estúdio com mais da metade das canções e compunha as demais enquanto estava gravando. Desta vez, ele ficou dois anos indo ao estúdio sempre que tinha uma nova música pronta, em média uma vez a cada três meses.

O projeto gráfico de “Caravanas” é de Cássia D’Elia, artista brasileira que mora em Paris e já fez capas de Ney Matogrosso, Rodrigo Maranhão e Yamandú Costa, entre outros.