É carnaval! Apesar de toda a dificuldade apresentada no planejamento do Carnaval das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, as escolas já estão a todo o vapor para montar as suas apresentações para os desfiles na Sapucaí, que acontecem no grupo especial nos dias 11 e 12 de fevereiro – uma a mais do que nos últimos anos, devido ao não rebaixamento de nenhuma escola neste ano em detrimento aos acidentes que ocorreram nos desfiles da Paraíso do Tuiuti e da Unidos da Tijuca.

PORTELA
Com a pompa de uma escola que ganhou o título de 2017, a carnavalesca Rosa Magalhães vem com o enredo “De repente de lá pra cá e dirrepente de cá pra lá…” que contará a saga dos imigrantes judeus que vieram para o Nordeste do Brasil e que tiveram papel crucial na formação da cidade de Nova Iorque.

MOCIDADE
Dividindo o título de campeã do carnaval com a Portela em 2017, a Mocidade irá falar sobre as similaridades históricas entre a Índia e o Brasil com o Enredo “Namastê…A estrela que habita em mim saúda a estrela que habita em você.”, assinado pelo carnavalesco Alexandre Louzada e que teve a sinopse escrita por Fábio Fabato, jornalista, escritor e biógrafo da agremiação.

SALGUEIRO
Dessa vez sem Renato e Márcia Lage e com o carnavalesco Alex de Souza, o Salgueiro volta a explorar temas afro que tanto consagraram a agremiação com “Senhoras do Ventre do Mundo”, de autoria de Julio Tavares, corpo do centro de estudos africanos Hoju. Com o enredo, a escola vem trazendo a força e a importância da mulher negra ao logo dos tempos.

MANGUEIRA
O carnavalesco Leandro Vieira inova mais uma vez e traz o enredo “Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco”, inspirado numa frase da marchinha “eu brinco”, de 1944. A verde e rosa fará uma crítica bem-humorada sobre a situação financeira do carnaval nos dias atuais, nas duras repreensões de quem se aproveita da situação para destruir a cultura popular e a importância do carnaval como um traço importante da mesma.

GRANDE RIO
Após um ano triunfante com uma ótima homenagem a Ivete Sangalo, a Grande Rio fará mais um enredo biográfico. Desta vez homenageando Chacrinha (que completaria 100 anos em 2017) e toda a sua história de vida, desde a infância até os grandes programas de auditório que fizeram sucesso nos anos 80 com o enredo “Vai para o Trono ou não vai? ” . A escola aposta na experiência de Márcio e Renata Lage para conquistar seu primeiro campeonato da história no grupo especial.

BEIJA-FLOR
Última escola a divulgar seu enredo, a Deusa da Passarela vai fazer uma crítica entre a situação vivida pelo Brasil no cenário político, social e religioso atual e a história de Frankestein, do livro de Mary Shelley, que completa 200 anos em 2018. O enredo é “Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu.” E foi desenvolvido pela extensão comissão de carnaval da escola, capitaneada por Laila.

IMPERATRIZ
Com o enredo “Uma Noite Real no Museu Imperial”, a Perfeitinha de Ramos vai proporcionar ao público uma viagem fantástica aos aposentos do palácio do Museu Nacional, que foi morada de nobres e depois, sede de conhecimentos como a maior instituição cientifica do país e o maior museu de história natural e antropologia da América Latinha. O enredo vai ser liderado pelo carnavalesco Cahê Rodrigues.

UNIÃO DA ILHA
Voltando aos enredos de fácil leitura e leves, a escola retorna para 2018 com “Brasil Bom de Boca”, que vai levar o público para uma viagem sobre a culinária brasileira, provinda da miscigenação do povo. O carnavalesco Severo Luzardo estreou na escola em 2017 com muito bom gosto e é uma grande aposta para o ano que vem.

SÃO CLEMENTE
Outra escola que vai prestar homenagens a instituições, a São Clemente fala em 2018 sobre a Escola de Belas Artes com o enredo “Academicamente Popular”, do carnavalesco estreante Jorge Luiz da Silveira. A agremiação vai contar a história desde os anos 1800, passando por importantes traços da história até chegar ao carnaval, aonde também tem importância quando Fernando Pamplona traz suas influências para as escolas de samba.

VILA ISABEL
A sensação do carnaval Paulo Barros, após terminar com o jejum de títulos da Portela, volta para a Vila Isabel para conceber o enredo “Corra que o futuro vem aí!”, aonde vai mostrar tudo o que foi construído pelo homem a favor da evolução da espécie e avanços da sociedade. O carnavalesco já esteve na agremiação anteriormente em 2009, aonde consagrou-a com um quatro lugar.

UNIDOS DA TIJUCA
Após o grave incidente deste ano, a Unidos da Tijuca vai homenagear Miguel Falabella com o enredo “Um coração Urbano: Miguel, o arcanjo das artes, saúda o povo e pede passagem”. O trio de carnaval Annik Salmon, Hélcio Paim e Marcus Paulo vão contar os 30 anos de trajetória do artista (que inclusive já foi carnavalesco).

PARAÍSO DO TUIUTI
Outra agremiação que sofreu com baixas inerentes a graves acidentes em 2017, a Paraíso do Tuiuti vai levar a sapucaí o enredo “Meu Deus, Meu Deus, está extinta a escravidão?”, aonde Jack Vasconcelos falará sobre os 130 anos da assinatura da lei áurea, mas criticará a condição das quais os escravos foram libertos, além dos questionamentos sobre a situação atual da sociedade após tanto tempo de abolição da escravatura. Além de um tema inerente e provocativo, o belíssimo samba enredo teve a mão de Moacyr Luz, um dos criadores do Samba do Trabalhador e autor de outras belíssimas obras.

IMPERIO SERRANO
Retornando ao grupo especial depois de dez anos, o Império Serrano traz ao sambódromo o enredo “O Império do Samba na Rota da China”, aonde falará sobre a rota de seda no país homenageado, além de tradições, invenções e heranças geradas pelo mesmo. O carnavalesco Fábio Ricardo solicitou aos pesquisadores Helenise Guimarães e Roberto Vilaronga uma pesquisa profunda para um maior e mais abrangente desenvolvimento do tema.

A ordem dos desfiles também já foi definida. As posições ficaram desta forma:

DOMINGO – 11/02/2018
1 – IMPÉRIO SERRANO
2 – SÃO CLEMENTE
3 – VILA ISABEL
4 – PARAÍSO DO TUIUTI
5 – GRANDE RIO
6 – MANGUEIRA
7 – MOCIDADE

SEGUNDA – 12/02/2018
1 – UNIDOS DA TIJUCA
2 – PORTELA
3 – UNIÃO DA ILHA
4 – SALGUEIRO
5 – IMPERATRIZ
6 – BEIJA-FLOR

Para maiores informações sobre a festa e sobre a compra de ingressos, os pretendentes devem acessar o site http://liesa.globo.com/