O primeiro dia do Rock in Rio 2017 começou com longas filas nas máquinas de autoatendimento para a recarga do Riocard e na Cidade do Rock, onde parte do público levou mais de duas horas para liberar suas pulseiras. Quem optou por usar o carro enfrentou engarrafamento a partir das retenções na Avenida Abelardo Bueno, onde se inicia o principal trecho de interdição do evento. Mas foi só o som começar a sair das caixas para os milhares de presentes esquecerem os percalços para chegar ao Parque Olímpico e se jogarem de cabeça na música.

A abertura do Palco Mundo ficou por conta de Gisele Bündchen, que chorou ao falar sobre o Amazonia Live, projeto socioambiental do Rock in Rio.

No primeiro show Palco Mundo, a estrela baiana não parou no palco e nem deixou o público parado: grávida de gêmeos, Ivete emendou hits, como “Festa”, “Sorte grande”, “Abalou”, além de homenagear Cazuza, com “Pro dia nascer feliz”. Maternal, a cantora consolou os fãs de Lady Gaga, a grande ausência da noite, cantando um de seus maiores sucessos, “Bad romance”.

De Salvador, o público foi direto para Londres, ao som do electro-pop dos Pet Shop Boys. Neil Tennant e Chris Lowe enfileiraram hits dos anos 1980, como “West end girls”, “Go west”, “Domino dancing” e “It’s a sin”, além de canções recentes, como “Vocal” (2013) e “Inner sanctum” (2016). O público demorou um pouco a entrar no clima do duo britânico, mas quando os sucessos oitentistas foram cantados em sequência todos cantaram até o fim.

Em seguida, a banda australiana 5 Seconds of Summer fez sua estreia no Brasil em um show de 1h25m, com um resultado decepcionante. Nem o hit “She looks so perfect” salvou a apresentação do quarteto formado por Luke Hemmings (vocal/guitarra), Michael Clifford (vocal/guitarra), Ashton Irwin (vocal/bateria) e Calum Hood (vocal/baixo), que não conseguiu justificar o posto de penúltima atração da noite de abertura do Rock in Rio.

Substituindo Lady Gaga, que cancelou sua apresentação por dores causadas por fibromialgia, o Maroon 5 abriu seu primeiro show no Rock in Rio 2017 — os americanos voltam ao Palco Mundo na madrugada de sábado para domingo — à 0h30, com um de seus grandes hits, “Moves like Jagger”. Pelos 90 minutos seguintes, o público cantou canções como “This love” e “Sunday morning”. O show contou ainda com instrumental de “Let’s dance”, de David Bowie.

Após agradecer ao Brasil pela bossa nova e dizer ao público que não falava português, Adam Levine arriscou “Garota de Ipanema” em seu idioma original, acompanhado pelo guitarrista James Valentine ao violão. Após o sucesso “Sugar”, Levine encerrou o show prometendo reencontrar o público amanhã. Daqui a algumas horas tem mais.

© Grazi Gama / ZIMEL