Existem certas bandas que, mesmo longe dos holofotes, permanecem sempre na memória e no coração das pessoas. Mais que isso, são capazes de arregimentar a qualquer momento uma horda fiéis, incansáveis e saudosos fãs. Uma dessas bandas é o Green Day.

Para quem cresceu no anos 90, o Green Day não foi apenas um dos maiores expoentes da cena punk (pop punk, pós-punk, punk rock, como você preferir), mas também a responsável por ajudar a formar uma geração de jovens inconformados, questionadores e, principalmente, apaixonados. Dos filhos da classe média yuppie à juventude marginalizada, todos tinham espaço na plateia do Green Day. E nesta sexta, dia 05, estavam todos lá.

A apresentação, que teve uma introdução fria com The Interrupters (mais sobre isso adiante), se inicia com Bohemian Rapshody, do Queen. Sem ninguém no palco, o show fica por conta do público até o início de Blitzkrieg Bop, que dessa vez tem a empolgada participação de um coelho gigante com uma camiseta que perguntava “Who The Fuck Is Tré Cool?”. Depois de “dar à luz” versões em miniatura de si mesmo que jogou ao público durante a execução de Richard Strauss, dá lugar à entrada triunfal do power trio americano.

Com “Know Your Enemy”, Billie Joe Armstrong dá início àquela que seria uma das mais animadas e impactantes apresentações desta reta final de 2017. Com direito a fã no palco e um primeiro mosh, o grupo emendou sucessos como Bang Bang, Revolution Radio, Holiday e Letterbomb. O ritmo se manteve até a icônica Boulevard of Broken Dreams, quando a pausa dos instrumentos deu lugar à voz de um público empolgado, animado e profundamente realizado após mais de sete anos sem uma apresentação do grupo. Um mar de luzes se formou por 25 mil pessoas com celulares em punho, formando uma única voz ao comando de Armstrong. Mais seguro que isqueiros e definitivamente menos charmoso, mas não menos impactante.

Com Longview, uma nova visita ao palco e um novo coro ao som de YoungBlood que tem seu pico com 200 Light Years Away, com uma nova visita ao palco e uma sequência de canções de seus primeiros álbuns com J.A.R, F.O.D. (primeira vez ao vivo desde 2013), Armatage Shanks, Scattered, Nice Guys Finish Last e Waiting.

A segunda e parte final do show têm início com When I Come Around, seguindo uma sequência de clássicos com Welcome to Paradise, Minority, We Are The Waiting e St. Jimmy. Em Knowledge, um (muito) sortudo fã sobe ao palco para tomar a vez de Billie Joe à frente das guitarras da banda. Uma experiência exultante, dada a empolgação com que corria de um lado para o outro do palco, aproveitando ao máximo essa oportunidade única. Com King For A Day, o grupo recebe integrantes da equipe caracterizados para um breve carnaval, com direito a cover de Garota de Ipanema no saxofone e um pout-pourri com Shout, Always Look On The Bright Side Of Life, Break On Through, Satisfaction e Hey Jude, mix entoado a plenos pulmões pelo público.

Para o fim do show, ao longo de dois bis, o grupo guardou as empolgantes American Idiot e Jesus of Suburbia, seguida de uma singela apresentação acústica de 21 Guns e Good Ridance.
Mais que um show, essa foi uma muito aguardada – e animada – reunião de bons amigos. Que não demore outros sete anos.

The Interrupters

Existe um erro frequente das produções/organizações de grandes shows que leva ao público determinadas combinações pouco eficientes ou, no mínimo, inusitadas. Apesar de um ska satisfatório, a banda formada por Aimee (Interrupter) Allen e os irmãos Jesse, Justin e Kevin Bivona não possuía histórico ou qualidade suficientes para duas coisas muito importantes: uma, gerar identificação com um público com gosto por um grupo de sonoridade tão peculiar quanto o Green Day; e dois, dar conta de gerenciar um público de 25 mil pessoas que pouquíssimo conhecimento sobre eles. Apesar de não ter faltado empolgação por parte dos músicos, a mesma estava completamente ausente por parte da plateia.

Green Day,  Anhembi Arena – São Paulo
Revolution Radio Tour, 03 de novembro de 2017

Bohemian Rhapsody
Blitzkrieg Bop
Also Sprach Zarathustra
Know Your Enemy
Bang Bang
Revolution Radio
Holiday
Letterbomb
Boulevard of Broken Dreams
Longview
Youngblood
2000 Light Years Away
Armatage Shanks
J.A.R. (Jason Andrew Relva)
F.O.D.
Scattered
Nice Guys Finish Last
Waiting
When I Come Around
Welcome to Paradise
Minority
Are We the Waiting
St. Jimmy
Knowledge
Basket Case
King for a Day
Shout / Always Look on the Bright Side of Life / Break on Through (to the Other Side) / (I Can’t Get No) Satisfaction / Hey Jude
Still Breathing
Forever Now

Encore:
American Idiot
Jesus of Suburbia

Encore 2:
21 Guns
Good Riddance (Time of Your Life)