Um dos nomes mais celebrados do rock na atualidade, o Greta Van Fleet, fez seu debut no Brasil, na última sexta (5), no Rio de Janeiro. O público carioca esgotou os ingressos para conferir de perto se o burburinho em torno do quarteto é justificável onde importa, que é claro, no palco. Vale contextualizar: o GVF vem de uma trajetória meteórica, passando de banda revelação a premiada no Grammy 2019, por melhor álbum de rock, isso em apenas dois anos desde que lançou seu primeiro EP. Além disso, a curiosidade em torno do grupo também passa pelas comparações com o Led Zeppelin, prato cheio para os haters de plantão.

Mas antes do GVF, o público ainda pôde prestigiar a Far From Alaska, que teve a missão de receber os rockers, aproveitando bem o curto tempo que tinha no palco. Pontualmente, e ainda com público chegando, a banda mostrou porque é um dos expoentes da cena nacional, com sua pegada stoner aliada a texturas eletrônicas. Quem não conhecia, aceitou o desafio de acompanhar o vigor de músicas como “Thievery”, “Another Round” e “Pig”.

O carisma potente da vocalista, Emmily Barreto, também contou pontos a favor do FFA, que entre uma música e outra, agradeceu a recepção, brincou com o pessoal e até lembrou da importância de se hidratar – afinal, estamos no calor insuportável do Rio. Haja simpatia! Os que já conheciam o som se esbaldaram com “Dino vs. Dino” e “Cobra”, que fechou o show, deixando o pessoal no ponto para a atração principal.

A espera aumentando, o GVF é convocado a assumir o palco aos gritos de “olê, olê, olê, ola, Gretaaa, Gretaaa”, e pouco depois da meia-noite, os músicos finalmente tomaram suas posições, brincando com a ansiedade dos presentes, ao darem uma aquecida antes de começar os trabalhos pra valer com “The Cold Wind”. A banda não guardou hits para depois e levantou o pessoal com “Safari song”. Depois, atenções voltadas para Danny Wagner, protagonizando um solo de bateria que fez uma bela ponte para “Black Smoke Rising”. E ainda era a terceira música…

O setlist esperto transitou dos momentos enérgicos para os mais psicodélicos, o que amornou um pouco o show, a partir da riponga “Flower Power”, passando pelos covers “Watch me” e “The music is you”, e “You’re the one”, que certamente foi a música “embala casal” da noite.  Vale a menção à performance do vocalista, Josh Kiszka, com suas caras e bocas colocando à prova sua extensão vocal, além de todo um gestual quase místico, como se comandasse um ritual religioso. Calculado ou não, funciona perfeitamente.

“Edge of darkness” encerra vigorosamente a primeira parte do show, com mais de dez minutos, em uma extensa improvisação, com direito a Jake Kiszka fazendo malabarismo com guitarra nas costas e todo o clichê roqueiro que todo mundo gosta. O retorno para o bis não poderia deixar de ser com “When the curtain falls” e “Highway Tune”, mostrando que ainda havia energia para queimar, fosse pulando ou abrindo roda.

A força do GVF não está apenas em suas músicas, mas em resgatar um aspecto do rock que aparentemente parecia deslocado no mainstream musical. Afinal, o grupo entrega um som calcado no blues, hard rock e folk, além de outras referências setentistas, claras como nos covers para “The music is you”, de John Denver, e “Watch me”, de Labbi Siffre. Sonoridade apresentada a um novo público, que talvez teria resistência a ouvir um Led Zeppelin, por ser muito “datado”, mostra o quanto é importante existir identidade dos músicos com o ouvinte, ainda mais quando se divulga notícias sobre o rock perder terreno na preferência musical de uma audiência mais jovem. De qualquer forma, você pode discordar e apenas criticar a banda. O que sabemos, é que a satisfação com o show foi garantida.

O Greta Van Fleet ainda se apresenta neste domingo (7), no Lollapalooza, e na segunda (8), na Audio, em São Paulo.

 

Greta Van Fleet e Far From Alaska
5 de abril de 2019, Fundição Progresso, Rio de Janeiro

Setlist Greta Van Fleet

The Cold Wind
Safari Song
Black Smoke Rising
Flower Power
Watch Me
The Music Is You
You’re the One
Black Flag Exposition
Watching Over
Edge of Darkness

Bis
When the Curtain Falls
Highway Tune