Definir o estilo musical da banda Merry Christmas é um pouco complicado. A banda nipo-inglesa baseada em Tóquio mistura elementos da música pop com folk, math rock e indie rock. O resultado é um som contagiante, mas um pouco indefinido – e tudo bem com isso. Chamando a si mesmos “tanque de dez pernas”, os cinco integrantes da banda usam desde sintetizador, guitarra e bateria até Omnichord, serrote musical e glockenspiel. Desde seu primeiro EP, The Flying Trombone Sisters, de 2014, o grupo vem chamando atenção na cena underground japonesa.

O grupo surgiu, primeiramente, a partir da amizade de Ben George (ex-Cats and Cats and Cats), Matthew Thoren (ex-Placebo Sound) e Joe-Joe Moran-Douglas (ex-At Risk). Unidos pelo amor à banda Neutral Milk Hotel e a experiência musical anterior de cada um, decidiram iniciar um novo projeto no Japão. Por fim, o grupo ficou completo com Yuki Nishimura e Yurie “Barihi” Yamaguchi (ex Lazs) e, em pouco tempo, já tocavam em festivais locais.

The Night The Night Fell

Após muita espera dos fãs, o primeiro álbum completo veio à luz esse ano. The Night The Night Fell exibe toda a variação consistente de estilos musicais da banda. Entre sons mais sinistros e canções de alma folk, o disco conta a história de uma menina que entra em coma. As 12 faixas contam a trágica história, totalizando 42 minutos que vão do desespero à celebração. O disco foi gravado e mixado em Tóquio por Paul Medrano e masterizado em Nova Iorque por Alan Douches, vencedor de prêmios Grammy e Emmy.

O projeto já tem três videoclipes do projeto lançados. Darkness will find us all é um tipo de lyric video – vintage. Shapes Appearing parece um episódio de caçadores de fantasmas. Meredith Bites the Earth acompanha uma trajetória dominó com só um pouquinho de interferência. Ou seja, os três vídeos dão uma ideia da criatividade interminável do grupo.

The Night The Night Fell, de Merry Christmas, está disponível nas plataformas digitais.