Os tempos para o gênero podem não ser os melhores, mas nada é empecilho para a autoproclamada Maior Banda de Rock do Mundo. Fundado em 1994 pelos comediantes Jack Black (alçado à fama mundial pelo filme “Escola de Rock”, de 2003) e Kyle Gass, o duo Tenacious D chega mais do que confiante para a noite de 28 de setembro no Palco Mundo.

— É óbvio que o rock está morrendo, e é por isso que é tão importante que as pessoas nos vejam. Será o último grande show de rock de todos os tempos — promete Jack, em conferência telefônica com Kyle, seu amigo desde 1985. — Se os ingressos para o festival não se esgotarem, então o rock estará morto mesmo. E o festival passará a se chamar DJ in Rio.

No palco, com seus violões, e acompanhados de uma banda de guitarra, baixo e bateria, o Tenacious D deve apresentar alguns hits satíricos como “Rock is dead”, “Beelzeboss” e “Dio” (homenagem ao falecido mito do metal Ronnie James Dio) antes dos shows de Weezer e Foo Fighters.

— Eu sei, me sinto mal com isso. Imploro ao público do Rio para que continue lá depois que tocarmos — debocha Jack Black, que é grande amigo de Dave Grohl, líder dos FF. — Ele tocou no nosso álbum, mas não creio que vá querer tocar em dois shows na mesma noite. E nós temos um baterista fantástico, que ficaria muito magoado se nós o deixássemos de lado. Mas seria legal se ele e Dave promovessem uma troca de socos, aí no final só sobraria um baterista do Tenacious D!

— Não há nada mais divertido que os filmes pós-apocalípticos. Veja só o que esse gênero ofereceu: “Mad Max 2”, “Matrix”, “O exterminador do futuro”… — lista Jack. — E “Mad Max 3” também.

— Esse é o mais fraco da série! — reclama Kyle.