Roger Waters, fundador da banda britânica Pink Floyd, se juntou a cerca de 50 artistas — entre eles, o cineasta Ken Loach e o músico Thurston Moore, do Sonic Youth — para assinar uma carta divulgada nesta segunda-feira, pedindo ao Radiohead que cancele o show programado para 19 de julho em Israel.

O grupo formado por músicos, atores e roteiristas, reunidos na organização “Artists For Palestine UK”, pediram na carta destinada ao Radiohead que os membros da banda “pensem melhor” quanto a manter a apresentação num país que, segundo a organização “impõe um apartheid aos palestinos”.

“Já que o Radiohead faz campanha pela liberdade dos tibetanos, perguntamos por que rejeitariam uma petição para defender outro povo sob ocupação estrangeira”, diz o texto publicado pela Artists For Palestine UK.

O pedido de Waters, no entanto, não é inédito. Em 2015, o artista tentou impedir que Caetano Veloso e Gilberto Gil se apresentassem no país. Caetano respondeu a carta, justificando porque manteria o show. Durante a visita, os músicos brasileiros se encontraram com o ex-presidente de Israel Shimon Peres e visitaram os terristórios palestinos na Cisjordânia.