O cultuado cantor Morrissey, canonizado pelos seus fieis desde tempos do Smiths, fez um show lendário na Fundição Progresso, com direito a setlist variado, cover dos “Pretenders” e exposição de vídeos e imagens no backdrop. Morrissey mostrou uma presença de palco hipnotizante e uma voz de arrepiar. Com mais de trinta anos de carreira solo consistente, o cantor coleciona onze álbuns, sendo o último “Low in High School”, lançado em 2017.

A noite começou com uma mostra de vídeos de artistas como David Bowie, Patti Smith e Ramones, todos escolhidos criteriosamente pelo próprio cantor inglês. Morrissey abriu o show com “William, It Was Nothing”, grande sucesso dos Smiths. Logo em seguida, cantou “Alma Matters”, que é um clássico de sua carreira solo. O show seguiu com imagens da inglesa conservadora Margaret Thatcher durante a música “I Wish You Lonely”. Outras duas músicas dos Smiths que marcaram presença foi “How Soon Is Now?” e “Is it Really So Strange?”, momento para os fãs mais saudosos.

Como de costume, a banda estava uniformizada, dessa vez de boinas e com blusas estampadas com a frase “Return Of The Black Panthers” (Retorno Das Panteras Negras). Já Morrissey, fazendo jus ao seu título de rockstar, estava vestindo uma blusa com o seu próprio nome estampado e com a imagem do ator estadunidense James Dean.

Para a surpresa de muitos, Morrissey não cantou “Meat Is A Murder”, que representa sua tradicional crítica à tortura e abate de animais, mas a música “The Bullfighters Dies” com vídeos sobre touradas no telão desempenhou um papel análogo.

Foi uma noite memorável, com um Morrissey pulsante e épico, á beira dos 60 anos, fazendo história. Sem dúvidas, um verdadeiro rockstar, um dos mais instintivos de todos os tempos.

Morrissey na Fundição Progresso
30 de novembro de 2018, Rio de Janeiro.

William, It Was Really Nothing
Alma Matters
I Wish You Lonely
Is It Really So Strange?
Hairdresser on Fire
Sunny
How Soon Is Now?
Back on the Chain Gang
The Bullfighter Dies
If You Don’t Like Me, Don’t Look at Me
Munich Air Disaster 1958
Dial-a-Cliché
Jack the Ripper
Hold On to Your Friends
Break Up the Family
Spent the Day in Bed
Life Is a Pigsty
Something Is Squeezing My Skull
Jacky’s Only Happy When She’s Up on the Stage
Encore:
Everyday Is Like Sunday
First of the Gang to Die