A banda U2 encerrou a turnê “Experience + Innocence”, em Berlim, na Alemanha, e deixou os fãs intrigados. Na noite da última terça-feira, Bono fez uma retrospectiva dos trabalhos do grupo nos últimos 40 anos e anunciou que a banda “estava indo embora”. O depoimento gerou repercussão em veículos de notícias da Europa e da América, por onde U2 passou nos últimos meses, e deixou os fãs aflitos.

No discurso de encerramento da apresentação, Bono declarou: “nós estamos na estrada há algum tempo, há ‘apenas’ 40 anos. Os últimos quatro foram realmente muito especiais para nós. Agora, nós estamos indo embora”.

O depoimento foi replicado por um site organizado pelos fãs do quarteto irlandês, o U2gigs, com a ressalva de que em turnês dos últimos anos eles já haviam deixado a sensação de fim.

Bono, de 58 anos, tem apresentado problemas de saúde nos últimos três anos. Em setembro de 2018, um show do U2, também na Alemanha, teve que ser interrompido quando o cantor perdeu a voz.

Há alguns meses, o vocalista relatou alguns sustos com a saúde, entre eles um acidente em 2015 que o levou à mesa de cirurgia por cinco horas por fratura no rosto, no ombro e no braço.

“Foi muito sério”, disse Bono ao “Sunday Times” em outubro. “Eu estou bem agora, mas eu quase não estava. Eu tive muitos avisos e sofri alguns golpes nos últimos anos”.