Na noite de sexta-feira (24/08) o Rio de Janeiro foi o local escolhido para o primeiro show da turnê “De Adoniran a Vinícius”, que relembra no repertório sucessos do samba paulista e da bossa nova carioca.

Com plateia lotada e todos cantando em coro um prelúdio de “Trem das Onze”, o show começa com animação lá em cima. Fato que chamou a atenção de Ricardinho (pandeiro): “É por essa animação toda que estamos pensando em fazer a gravação do nosso próximo DVD aqui no Vivo Rio!”

O show é costurado entre as primeiras canções do grupo, como “Mulher Rendeira” (1953), “Malvina” (1951), “Joga a Chave” (52) e as de mais sucesso de Adoniran Barbosa, exaltando seu senso de humor: “Samba Italiano”, “Um Samba no Bixiga” e “As Mariposa”.

Logo depois, Demônios interpretou com um ar descontraído e respeitando a própria identidade algumas músicas de Vinícius de Moraes, Toquinho e Tom: “Tarde em Itapoã” e “Se Todos Fossem Iguais a Você”. Izael Caldeira interpretou solo uma composição de Vinícius de Moraes e Adoniran Barbosa – a única que fizeram juntos: “Bom Dia, Tristeza”.

Após a entrada ovacionada de Toquinho no palco, o cantor revelou uma canção inédita de composição em homenagem a Vinícius e Adoniran, porém como não ensaiaram, cantaram acapella, depois do público pedir em uníssono. O nome é “Ipanema a Itapõa”.

Quando ficou sozinho do palco, Toquinho foi acompanhado pela plateia acalorada em sucessos como : “Como Dizia o Poeta”, “Que Maravilha” e “Samba da Benção”. Depois de pot-pourri instrumental de cair o queixo e emocionar a todos, ele cantou as canções clássicas infantis “A Casa”, “O Pato” e fechou a sequência com “O Caderno”.

Para finalizar o show, Demônios da Garoa volta ao palco e juntos com Toquinho, encerram a noite tocando “Regra de Três”, “Trem das Onze” e “Chega de Saudade”, com a platéia já em pé e todos dançando.

Quem acompanhou esse primeiro show da turnê fez uma grande viagem no tempo e viveu um carrossel de emoções ao relembrar tantas músicas tradicionais da MPB.

Toquinho e Demônios da Garoa
24 de agosto de 2018, Vivo Rio, Rio de Janeiro