TURNÊ MUNDIAL.

The Who confirmou várias datas para sua turnê este ano, que será a primeira depois de 20 anos. A primeira apresentação será na Filadélfia no dia 12 de setembro.

Depois de tocar nos Estados Unidos e o Canadá, a banda irá para Europa, Austrália, Ásia e América do Sul. Há fortes indícios que eles tocaram no Brasil, apesar de não ter nada certo e nem uma data prevista. Além de Pete Townshend e Roger Daltrey, o The Who contará na turnê com o baterista Zak Starkey (do Oasis), o guitarrista Simon Townshend (irmão de Pete), o tecladista John Bundrick e o baixista Pino Palladino.

Pete Townshend, disse que todos os shows da turnê européia do The Who serão gravados e vendidos pela própria banda. “Todo show que fazemos é gravado por alguém. Como a autorização do Roger (Daltrey, vocalista) já foi dada, pretendo gravar os show do Who eu mesmo e doar o dinheiro para a caridade”, escreveu o músico em seu site oficial. Os shows serão vendidos em formato de CD, DVD, downloads e ainda podcasts. Questionado sobre o porque disso, ele responde: “Por que estamos fazendo isso? Porque podemos.”

NOVAS GRAVAÇÕES.

A banda também acaba de lançar um Cd da mini-ópera “Wire & Glass” que tem apenas 11 minutos, a edição e limitada. Em outubro, a banda deve soltar um disco cheio e há expectativa de que a ópera seja ampliada. Esta primeira parte terá apenas uma faixa, mas algumas divisões: Sound Round, Pick Up the Peace, Endless Wire, We Got Hit, The Made my Dreams Come True e Mirror Door. O novo CD, que está sendo finalizado por Pete Townshend e Roger Daltrey, será o primeiro álbum de estúdio do The Who em 24 anos. A banda, clássica no rock mundial, criou em 1969 a ópera Tommy.