O público carioca teve a chance de receber uma versão pocket do Lollapalooza, em uma maratona de shows de dois dias e quatro bandas que bateram ponto no festival: Two Door Cinema Club + Jimmy Eat World, e no dia seguinte, Cage The Elephant + Silversun Pickups. A primeira dobradinha foi marcada pela nostalgia dos fãs de emocore dos anos 90/2000, comandada pelo Jimmy Eat World, e a vibe indie-balada do Two Door Cinema Club, colocando em comunhão diferentes gerações de fãs de rock.

O Jimmy Eat World, ao contrário do ocorrido no Lolla, não precisou lutar para ganhar a audiência em sua primeira passagem pelo Rio. Era interessante observar que a banda reuniu um público mais “maduro”, certamente o pessoal que curtiu o emocore/post-hardcore na virada dos anos 90 para 2000. Foi bonito ver a empolgação de quem esperava um show do JEW há tanto tempo, e a banda correspondeu a expectativa em forma de um belo mea-culpa para compensar a demora – além dos inúmeros “sorry” declarados ao longo da apresentação.

Sonzeiras do quilate de “Bleed America”, “Sweetness” e “Pain”, passando até por baladas como “Hear you Me”, fizeram os presentes esquecerem a dívida. Vale lembrar que o JEW também mostrou material mais recente do álbum “Integrity blues” (2016),  “Sure and certain” e “Get right”. Mas o pessoal estava lá mesmo para ouvir e entoar a plenos pulmões “The Middle”, dedicada pela banda aos presentes e estrategicamente guardada para o final. Depois da recepção calorosa, o quarteto prometeu retornar em breve.

Agora os riffs de emocore cederiam o palco do Circo Voador à pegada dançante do Two Door Cinema Club, já veterano de passagens pela cidade. Em sua terceira visita, a banda trouxe na bagagem vários hits e as novidades do último trabalho, “Gameshow” (2016), onde os sintetizadores foram cada vez mais incorporados à sonoridade, reforçando a estética de música para pista.

O trio não precisava fazer média com o público, mas já começou o show com “Cigarettes in the Theatre” e “Undercover Martyn”, dando o tom do que seria a apresentação na íntegra, dominada pela atmosfera de euforia criada pelas faixas com vibe pra cima. Mas todo o clima não foi devido apenas ao som tirado pelos rapazes: o cuidado estético pensado para o show foi um dos pontos altos, com projeções e jogos de luzes que instigavam o sensorial. O ápice da experiência, claro, foi com o hit “What You Know”.

O TDCC pode até se destacar como uma referência de sonoridade em um contexto onde música às vezes não é o mais importante. Mas o trio consegue unir toda a sua aura cool à missão de entregar um show vigoroso e sem firula, coisa que muita banda “roqueira” não consegue mais fazer.

SETLISTS

Jimmy Eat World + Two Door Cinema Club
28/03/2017, Circo Voador, Rio de Janeiro.