O fim está próximo, e o Brasil está na rota dos últimos shows da história do Black Sabbath. A “The End Tour” passará por Curitiba (Pedreira Paulo Leminski) no dia 30 de novembro; Rio de Janeiro (Praça da Apoteose) em 2 de dezembro; e São Paulo (Estádio do Morumbi) no dia 4. O Brasil será a última parada da parte latina da turnê que começa no México, em 16 de novembro, passando ainda por Chile, Paraguai e Argentina.

Será a última chance de ver em ação os pais do heavy metal, e entoar a plenos pulmões clássicos do quilate de “War Pigs”, “Sabbath Bloody Sabbath”, “Iron Man” e tantos outros. Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler (e Bill Ward, que não se reuniu à banda após desentendimentos com os demais integrantes, desfalcando a turnê) inovaram sonoramente com um rock calcado no blues, encorpado com peso e graves. Além disso, a estética sombria, referências ao ocultismo e temáticas ácidas, como o caos no mundo amplificado pelas guerras e a política, traziam outra dimensão ao rock – especialmente se considerarmos que Woodstock, os hippies e todo o lema “paz e amor” alimentaram o sonho de uma sociedade melhor, pouco antes da bruxa da capa do álbum “Black Sabbath”, de 1970, aterrorizar o imaginário de muita gente.

Vale lembrar que o Black Sabbath virá muito bem acompanhado da banda norte-americana Rival Sons, que resgata o hard rock e o blues, passando longe de fazer um som datado. Certamente, um show de abertura classudo. Os ingressos estarão disponíveis a partir da 0h01 do dia 18 de abril pela internet (www.ticketsforfun.com.br); e a partir das 10h nas bilheterias oficias e demais pontos de vendas. Sem dúvida, agradecemos desde já aos mestres, pelos serviços prestados ao heavy metal.