Sabe quando a gente se apaixona por uma turnê?! Então, foi o que aconteceu com a turnê ‘Margem’: um show com ambiência oceânica que encerra uma viagem marítima de 22 anos. Adriana Calcanhotto embarcou numa viagem pelo mar em 1998 com ‘Maritmo’, seu primeiro álbum da trilogia marinha, e finaliza esse projeto-viagem com o álbum ‘Margem’. Assim, a cantora carioca desembarca às margens do Rio de Janeiro como quem volta pra casa, transformando o Circo Voador em um porto, onde nos despedimos da turnê pela qual me apaixonei.

A festa começou com ‘Maré’ e ‘Porto Alegre (Nos Braços de Calipso)’, que fazem parte do álbum ‘Maré’ (segundo álbum da trilogia marinha). A apresentação contou com um setlist que mesclou músicas do álbum novo com os clássicos da sua carreira, como ‘Mais Feliz’, ‘Devolva-me’ e ‘Vambora’. Além disso,  Adriana ainda presenteou os fãs com uma versão incrível da música ‘Futuros Amantes’ de Chico Buarque. A música ‘Maritmo’ foi um dos pontos altos de interação da noite: a plateia animada bateu palmas no ritmo da batida da bateria durante a introdução.

Como toda boa festa, a anfitriã contou com a participação de convidados mais do que especiais: Mahmundi, Ana Cañas e Rubel. Ana Cañas participou com sua música ‘Aquário’ tocando a guitarra da Adriana. Já o Rubel entrou no palco para dividir as músicas ‘Mentiras’ e ‘Você Me Pergunta’, esta última foi um presente do cantor para Adriana Calcanhotto, que o beijou no final da canção, tal qual acontece no clipe. E Mahmundi encantou a todos com a sua simplicidade e voz aveludada nas músicas ‘Inverno’ e ‘Esquadros’, dois grandes hits da dona da festa.

A noite também foi marcada por um momento de conscientização política em memória de Marielle Franco e da menina Ágatha. Além disso, a cantora fez uma adaptação na letra da música ‘Cariocas’, cantando que “cariocas não gostam de águas malhadas”, referindo-se à atual crise de água no Rio de Janeiro. Este tema de poluição de águas também é abordado na música ‘Ogunté’, que menciona “o plástico do mundo no peixe da ceia”.

Posso dizer que vivi uma noite memorável, um momento em que um barco chega ao seu destino, às margens, o que não significa que o mar se esgotou.

Adriana Calcanhotto, 08 de fevereiro de 2020
Circo Voador, Rio de Janeiro