O Rio de Janeiro vai receber a exposição “Nirvana: Taking Punk To The Masses“, que retrata a história do icônico trio além de apresentar como o grunge dominou a cidade de Seattle, nos Estados Unidos, e depois conquistou o mundo.
A mostra vai abrir as portas no dia 20 de junho, no Museu Histórico Nacional, localizado no centro da cidade, e fica até 20 de agosto em uma área de aproximadamente 800m².
Essa será a primeira vez que a homenagem ao Nirvana sai do Museu de Cultura Pop de Seattle (MoPOP). O acervo conta com mais de 200 peças originais entre instrumentos, fotos, vídeos, álbuns, objetos pessoas dos integrantes, cartazes e mais.
Um dos focos é o processo criativo do álbum “In Utero”, o último da banda, lançado no ano anterior ao suicídio do líder Kurt Cobain, em 1994.
Nirvana “Bleach” chegou em 1989 com uma agressividade característica do punk misturando com o hard rock. O sucesso do grupo foi imediato e “Nevermind” colocou o grupo formado por Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl no mainstream da indústria fonográfica.
A banda passou pelo Brasil, em 1993, no extinto festival Hollywood Rock, com dois shows caóticos, em São Paulo e na cidade maravilhosa. O dia 8 de abril de 1994 foi o fim do Nirvana, após a morte do vocalista e guitarrista Kurt Cobains, mas o legado da banda continua até hoje.
Nirvana: Taking Punk to the Masses conta com mais de 200 itens do trio mais representativo do grunge, entre “instrumentos icônicos, fotos, vídeos, depoimentos, álbuns, objetos pessoais dos integrantes, cartazes” e “peças que vão desde a origem do grupo às grandes turnês internacionais”, segundo o comunicado à imprensa.
Conhecidamente, a exposição conta com o cardigan amarelo de Cobain, presente em diversas fotos do artista, letras manuscritas de “Spank Thru” e “Floyd The Barber” e o anjo alado que costumava ficar no palco durante a turnê do álbum In Utero (1993).
Exposição “Nirvana: Taking Punk To The Masses”
Local: Museu Histórico Nacional (Praça Mal. Âncora, s/n – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
20 de junho a 20 de Agosto.
Terça a sexta, das 10h às 17:30h Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Não há comentários enviados