Os 17 anos dedicados por Luiz Carlos de Paula à pesquisa da música popular brasileira viraram um livro fartamente ilustrado, em capa dura, com 485 páginas em papel couché: uma coleção de perfis de compositores e intérpretes. O título, “Pelo telefone – Uma viagem através da música popular brasileira”, é justificado pelo fato de a viagem proposta pelo autor ser iniciada a partir de Donga, com o centenário do primeiro samba de sucesso, e seguir cronologicamente até a geração Lapa.
Na primeira parte, “A música popular na História do Brasil”, os perfis são de mais de 300 compositores, alguns pouco conhecidos e até aqui não focalizados nas enciclopédias musicais. Pelos critérios adotados pelo autor, os personagens entram por ordem de seu primeiro sucesso. A história de cada um, fotos de todos eles, discografia e letra de música representativa completam o verbete.
Quase 200 páginas são dedicadas à segunda parte do livro: “A música popular na história de um brasileiro”. Luiz Carlos de Paula, engenheiro aposentado, se permite traçar outros perfis a partir de sua experiência como apaixonado por música, justificando, de modo muito pessoal, seus escolhidos, os quais são dispostos por grupos: os foliões estão em “Os carnavais que não voltam mais”. Os seresteiros, em “Tão longe e a saudade tão perto”. Os dos sambas-canções, em “A dor da gente não sai no jornal”. Os da bossa nova, em “É aquele cheiro de saudade”. E os da fase pós-bossa nova, Caetano, Gil, Chico Buarque etc., em “Mas acorrentado ninguém pode amar”.
O autor preferiu a linha editorial em que os verbetes são distribuídos por partes, em vez de uma narrativa única, cronológica. Preferiu, também, que os personagens fossem encontrados pelo ano de sua iniciação, em vez da tradicional ordem alfabética.
– Não satisfeito com o que levantei nesses 17 anos, resolvi criar uma haste de atualizações (na internet). Isso vai me manter permanentemente envolvido com a pesquisa e o leitor, sempre bem informado – diz Luiz Carlos de Paula, que mantém agora o site www.pelotelefone.com, em inglês e português.
Não há comentários enviados