Com o andamento da reforma do Space Needle, o escritório Olson Kuding mudará seu foco para outro ícone americano. Os arquitetos de Seattle revelaram sua proposta selecionada para o Bob Dylan Center, um novo museu em Tulsa, Oklahoma, que irá também abrigar o arquivo do cantor. Patrocinado pela George Kaiser Family Foundation e pela Universidade do Tulsa, o centro terá suas obras iniciadas em 2019 e tem inauguração prevista para 2021.
Adquirido pela Fundação e pela Universidade em 2016, o Acervo do Bob Dylan contém mais de 100 000 artefatos de todas as do ícone da música folk. Quando estiver completo, o Centro Bob Dylan irá exibir a coleção, incluindo gravações inéditas de shows e estúdios, manuscritos, instrumentos musicais, obras de arte, fotografias e filmes. A coleção estará também disponível para fins de pesquisa acadêmica, vinculados ao Instituto de Pesquisa Bob Dylan, da Universidade de Tulsa.
O edifício de Olson Kunding será vizinho do Woody Guntrie Center, um centro de pesquisas similar, dedicado a uma das principais influências de Bob Dylan, Woody Guthrie. Nascido a pouco mais de 90 km de Tulsa, muito de sua música lidou com sua identidade Okie e migração para a Califórnia durante o Dust Bowl. O Woody Guntrie Center abriu em 2013, após a George Kaiser Family Foundation e a Tulsa University adquirirem seu acervo.
O escritório de Tulsa Lilly Architects irá trabalhar em conjunto com o Olson Kundig, enquanto o Plains od Younder contribuirá para as experiências multimídias da exposição. “Este é um projeto significativo para nós”, aponta Tom Kunding,”não somente atuando como um suporte arquitetônico para o legado de Bob, mas também preservando e ensinando o valor de seu legado para futuras gerações.”
Natural de Minnesota, Bob Dylan está entusiasmado em ser incluído na comunidade artística ao lado de sua inspiração musical e próximo à coleção de arte nativa norte americana do Gilcrease Museum. “Estou feliz que meus arquivos, que foram guardados todos esses anos, finalmente acharam um lar e serão incluídos junto às obras de Woody Guthrie, e especialmente ao lado de todos os artefatos das Nações Nativas Norte Americanas. Para mim, faz bastante sentido e é uma grande honra.”
Não há comentários enviados