Depois de muita especulação nos últimos dias, o Google – a maior empresa da Internet — anunciou a compra de outro site de sucesso na rede, o You Tube.
A Bolsa de Nova York fechou em alta puxada pelas ações do Google, que subiram mais de 2% com a onda de boatos sobre o negócio.
Depois do fechamento do pregão, a empresa anunciou a compra do site de compartilhamento de vídeos na internet You Tube, por US$ 1,65 bilhão, em troca de ações.
Segundo o Google, a equipe do You Tube criou uma ferramenta que complementa a missão da empresa: organizar a informação do mundo e torná-la acessível a todas as pessoas.
Também foram anunciados acordos com companhias de mídia e entretenimento para a exibição de conteúdo protegido por direitos autorais, uma tentativa de contornar os riscos de processos que muitos críticos dizem poder bloquear o crescimento do You Tube.
A negociação para venda prevê que as duas empresas continuem a operar separadamente. O You Tube vai manter a marca e a equipe de apenas 67 pessoas – entre elas os fundadores, Chad Hurley e Steve Chen. Foram eles os autores de uma idéia simples que em pouquíssimo tempo se tornaria um dos grandes fenômenos da Internet.
Hurley e Chen eram empregados do site de leilões E-Bay quando fizeram um vídeo caseiro para mostrar aos amigos. Só que eles não conseguiam enviá-lo por e-mail, por que o arquivo era muito grande. Decidiram, então, inventar seu próprio endereço na rede para compartilhar vídeos.
Isso foi em 2005. Apenas 20 meses depois, o You Tube tem 100 milhões de exibições por dia, e uma estimativa de 72 milhões de visitantes por mês.
E, agora, fez dos seus criadores os mais novos multimilionários dos Estados Unidos.
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