Desde que se tornou a primeira banda de jazz a ganhar o prêmio Mercury (concedido ao melhor disco do Reino Unido e Irlanda) por seu álbum de 2022, Where I’m Meant to Be, o quinteto londrino Ezra Collective consolidou seu lugar como um dos grupos de improvisação mais importantes da Grã Bretanha. Em turnê pela Europa, tem datas na Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, França e Itália, além de shows esgotados nos Países Baixos, Bélgica e Reino Unido. No Brasil eles desembarcam pela primeira vez no dia 8 de fevereiro de 2025, levando a sua abordagem eclética e dançante do jazz moderno para o palco do Cine Joia, em São Paulo. A apresentação é uma realização da 30e e os ingressos estarão disponíveis no site da Eventim, a partir do dia 18 de outubro, às 10h.
O Ezra Collective é mais do que apenas uma banda de jazz. Formado por Femi Koleoso (bateria), TJ Koleoso (baixo), Joe Armon-Jones (teclados), Dylan Jones (trompete) e James Mollison (saxofone), o grupo tem expandido os limites do gênero desde sua formação em 2012. A mistura única com outros estilos, como afrobeat, hip-hop e reggae, chamou a atenção da cena musical do Reino Unido e agora está se espalhando por todo o mundo, transmutando as percepções do público sobre a música. Para o The Guardian, eles “trazem alta energia, com um ritmo cadenciado e emocionante – mas é nos momentos mais calmos que surge uma nova musicalidade”.
Entregando uma performance que promete confundir os limites do gênero e oferecer uma experiência tão revigorante quanto inspiradora, o conjunto proporcionará uma noite repleta de solos de trompete, ritmos de bateria intrincados e irresistíveis, e um som que fala ao coração e à alma. Essa história de experimentação com o jazz começou no projeto Tomorrow’s Warriors, uma organização de educação musical e desenvolvimento de artistas fundada em 1991 por Janine Irons e Gary Crosby.
Os sinais da sonoridade excêntrica do grupo foram percebidos logo no primeiro LP, You Can’t Steal My Joy (2019), que contou com nomes importantes da música britânica, como Jorja Smith. Três anos mais tarde, veio o aclamado Where I’m Meant to Be, responsável por estourar a bolha e conquistar o Mercury Prize 2023, sendo apontado pelo The Guardian como um “álbum excepcional que lança a banda para a grande liga”.
Agora, há poucas semanas, chegou Dance, No One’s Watching, e a repercussão não poderia ser melhor. Elogios da imprensa especializada concordam que é um trabalho que eleva o padrão que a própria banda havia estabelecido. O baterista Femi Koleoso, por sua vez, descreve o trabalho como “a documentação da viagem pelo mundo com a banda”, tendo como motivação “a sensação louca de fazer as pessoas dançarem”, referência direta ao título do álbum.
Data, Ingresso e Informações:
- Data: 8 de fevereiro de 2025
- Local: Cine Joia – Praça Carlos Gomes, 82 – Liberdade, São Paulo/SP
- Horário de abertura: 20h
- Classificação etária: 18+
Ingressos:
- Pista: R$ 145,00 (meia-entrada) | R$ 290,00 (inteira)
- Venda geral: a partir de 18 de outubro, 10h
- Venda online: Eventim
Bilheteria oficial:
- Local: Estádio do Morumbi – Bilheteria 05 (Próximo ao Portão 15 – Av. Giovanni Gronchi, 1866)
- Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 17h (fechada em feriados e dias de jogos ou eventos)
Sobre a 30e: A 30e é uma promotora inovadora de entretenimento ao vivo que traz ao Brasil grandes nomes internacionais, como Paul McCartney, Lana Del Rey, e Slipknot, além de festivais de peso como o KNOTFEST Brasil e o GPWeek.
Não há comentários enviados