Uma viagem ao tempo e às lembranças de um hinário musical outrora intitulado “Hopes And Fears”. É exatamente o que propôs a banda britânica Keane, cuja performance aconteceu na última quinta-feira, dia 7 de novembro, na casa de shows carioca Vivo Rio. Com ingressos esgotados, o grupo formado por Tom Chaplin (vocais), Tim Rice-Oxley (piano/teclado), Jesse Quin (guitarra/baixo) e Richard Hughes (bateria/percussão) conduziu com maestria o animado coro de fãs que marcou presença no local, confirmando o impacto que possui sua trajetória sobre diversas gerações.

O show é parte da turnê “Keane20 World Tour”, uma gira internacional que objetiva celebrar o legado do ordeiro álbum de estúdio “Hopes And Fears”, lançado há aproximadamente vinte anos. Após passar por Curitiba, chegara o momento dos cariocas cantarem a plenos pulmões hits atemporais do referido disco, tais como a icônica “Somewhere Only We Know” e a emblemática “Everybody’s Changing”.

Com alguns minutos de atraso, os britânicos adentraram o palco e iniciaram a apresentação com “Can’t Stop Now”, levando os fãs ao delírio. A partir daí, sucessos de outros álbuns da banda também perfizeram a setlist composta por vinte e seis canções. Cabem menções especiais a “The Frog Prince” (Under The Iron Sea, 2006), “Silenced By The Night” (Strangeland, 2012), The Way I Feel (Cause And Effect, 2019) e mesmo um cover de “Under Pressure”, música eternizada por Queen e David Bowie. De fato, a surpresa foi a performance da faixa “Snowed Under”, uma b-side do álbum debut.

Outro ponto alto da noite foi o carisma e a interação de Chaplin, vocalista. Embora tenha apresentado uma pronúncia pouco aprimorada do idioma Português, o líder da banda Keane cativou aqueles ali presentes, convocando-os à diversão. O jogo de luzes e sons, em conjunto ao cenário minimalista, contribuiu para a construção de atmosfera ainda mais envolvente no que se refere a uma experiência sinestésica.

Fechando a noite de honrarias com a melancólica e potente “Bedshaped”, Keane mostrou mais uma vez ao público brasileiro por qual motivo seu legado musical ainda perpetua nos dias atuais. “Hopes And Fears” convida-nos a uma viagem ao profundo de nossas almas, desbravando, tal como sugere seu título, esperanças e medos que nos constituem enquanto seres de muitas camadas e texturas, sobreviventes dos acasos e da obsolescência de situações quase sempre imprevistas. Tão perene quanto às músicas que integram sua narrativa, o supracitado álbum fora dignamente celebrado em uma noite onde o renovo das esperanças e o enfrentamento dos medos fez-se força motriz.

A banda encerra sua turnê pelo Brasil no próximo dia 9, em São Paulo, onde o show será realizado no Espaço Unimed. Ingressos também já esgotados.

Texto de Jennifer Celeste

Keane, 07 de novembro de 2024

Vivo Rio, Rio de Janeiro

Fotos de Lucas Tavares