A banda Efy Hecks é um projeto criado por Vincent Lemay no subúrbio de Sainte-Thérèse, Canadá. Ele se sentiu inspirado pelo movimento bedroom pop, a onda de criar canções com aquilo que se tem ao alcance em casa. Depois do sucesso de nomes como Boy Pablo, CUCO e Billie Eilish, Vincent começou a trabalhar em suas próprias músicas em casa. A partir de então, alguns amigos começaram a fazer parte do projeto e surgiu a Efy Hecks. A sonoridade costuma ser descrita como rock psicodélico, soft rock e às vezes até jazz. A principal influência a transparecer no trabalho é a de Pink Floyd, mas o grupo faz seu trabalho de uma maneira atual, meio folk e meio lo-fi e bem própria.

Até o momento, a banda havia lançado apenas músicas em inglês. No entanto, 2020 pareceu um bom ano para trazer uma mudança a essa tradição: Efy Hecks lançou o single duplo Tu s’ras pas là/ Aujourd’hui. As duas músicas formam o primeiro lançamento em língua francesa e primeiro lançamento sob o selo Bonbonbon, de Quebéc.

Efy Hecks em francês: Aujourd’hui/Tu s’ras pas là 

O lançamento das canções foi acompanhado de um videoclipe. Aliás, trata-se praticamente de um curta. Assim como as canções de Efy Hecks, o vídeo é feito de uma maneira não muito elaborada. Seguindo o estilo e a atmosfera das músicas, temos uma edição não muito rebuscada e efeitos especiais totalmente caseiros. A primeira parte, ligada à canção Tu s’ras pas là, tem a aparência de um filme trash de terror anos 80, só que feito em casa. Além disso, utilizam-se muitos efeitos de estilo analógicos, como a sobreposição de imagens.

Então, depois de um interlúdio visual psicodélico – não poderia ser diferente – o clipe nos leva a algo totalmente novo. Se a escura floresta trazia tantos pavores ao personagem do vídeo na primeira parte, agora estamos à plena luz. Na claridade de Aujourd’hui, com muitas sobreposições de imagens, vemos os integrantes da banda tocando no quintal. Conforme o vídeo avança, reconhecemos alguns itens que formavam os elementos assustadores da primeira parte – acontece que, na luz, eles não têm nada de assustador.

Para quem curte um lance meio psicodélico, mas muito divertido e criativo, o trabalho da Efy Hecks é a sugestão de domingo do nosso #RadarZimel.