Após diversos rumores, o Primavera Sound comunicou, nesta sexta-feira (30), que shows do festival, programado para o fim do ano, não irão mais ocorrer. Em nota divulgada nas mídias do evento, a produção do evento citou “dificuldades externas” na realização da agenda que aconteceria em Buenos Aires e São Paulo, além de Montevidéu e Assunção.

“Nossos planos de reencontro previstos para o final de novembro e início de dezembro deste ano, com festivais em Buenos Aires e São Paulo e Primavera Day em Montevidéu e Assunção, infelizmente terão que esperar. As atuais circunstâncias nos levam a comunicar que o Primavera Sound não acontecerá na América Latina em 2024, devido a dificuldades externas que nos impedem de realizar os eventos com o nível que o público que tanto nos apoia merece”, diz o texto.

Em São Paulo, o festival aconteceria no fim de semana entre os meses de novembro e dezembro. Porém, até o momento, nenhum nome do line-up havia sido anunciado pela organização.

De acordo com Alfonso Lanza, diretor do Primavera Sound, a decisão pelo cancelamento do evento foi tomada após negociações para a viabilidade do evento:

“Esta é sem dúvida uma decisão difícil, tomada depois de muitos meses de trabalho e depois de percorrer vários caminhos para poder executar estes eventos com garantias, especialmente na situação atual dos desafios da indústria musical. Uma vez esgotadas todas as possibilidades, temos que ser prudentes e agora colocar toda a nossa energia em planos futuros”, diz Lanza no comunicado.

O festival acrescenta ainda que a produção já trabalha na realização de futuras edições, “com a convicção e a esperança de que o Primavera Sound volte mais forte para a América Latina”.