Alvin Chris é um rapper e beatmaker nascido na Bélgica, de pais congoleses, mas que cresceu e mora na França. Sua voz grave e calma empresta serenidade e personalidade a suas faixas de temas atuais: a superficialidade da era digital, as diversas formas de hipocrisia da sociedade e até o medo do olhar dos outros. Sonoramente, declara influências neo-soul e trap, criando sons de atmosfera aérea e sintetizadores marcados.

Em 2018, lançou dois EPs, “Amour Amer” e “Besoin Cruel”, começou a reunir fãs locais e realizar shows. Além da própria carreira musical, ele também produz canções para outros artistas. Mas foi em 2019 que o rapper viralizou no Tik Tok, com “Coucou c’est encore moi” (“Oi, sou eu de novo”). Como resultado, a música reuniu centenas de milhares de reproduções (só no YouTube, são quase 330 mil) e o público de Chris cresceu consideravelmente.

@alvin.chris

♬ son original – Alvin Chris

No entanto, não é por conta de um episódio viral que o artista segue recebendo milhares de views. Os assuntos de suas músicas não são apenas muito contemporâneos, como sua perspectiva se relaciona bastante com quem é jovem nos dias de hoje. Com seu trabalho, Chris projeta a aparente indiferença que estamos acostumados a ver no cotidiano – e até usamos como mecanismo de defesa. Da mesma forma, debaixo dessa apatia superficial residem inseguranças e medos, e o artista quebra a casca para que possamos nos entender por dentro.

“Enchanté”

Com mais de 35 mil ouvintes mensais no Spotify, Alvin Chris lançou seu novo EP, “Enchanté”. Com seis músicas, o artista vai do afrobeat com influências nigerianas até o deep house, além do rap relaxado que fez seu nome. Mantendo seu núcleo reflexivo, Chris vai da ensolarada e insegura Question de temps até a creepy e frustrada Psycho, mostrando versatilidade e talento de sobra. “Enchanté” seria o nosso “prazer em conhecê-lo”. Portanto, o disco serve de apresentação, para que conheçamos o mundo interior do joven – que, em essência, é bem parecido com o nosso.

Ouça “Enchanté”, de Alvin Chris: