No começo da década de 1990, o enigmático e ultrapesado Brujeria surgiu com suas letras em espanhol, provocativas, ácidas, carregadas de críticas sociais que permanecem pertinentes. A força descomunal da banda juntamente a seu peculiar carisma atravessou décadas e agora o Brujeria é uma peça vital no que se refere a música pesada. Não à toa é a primeira confirmada da nova edição do Kool Metal Fest, tradicional evento que em edições passadas já contou com nomes de peso como: Napalm Death, Suffocation, Violator, Krisiun, Ratos de Porão, entre outras. Em 2019, o evento acontece dia 10 de novembro, no Carioca Club (São Paulo). O Brujeria será headliner no festival, no entanto, outros nomes de peso do metal nacional serão anunciadas em breve.

A edição de 2019 tem uma missão: ser explosiva e pesada como a edição passada, em 2016, quando  o palco foi literalmente partido ao meio! Naquele fest, a banda Possuído Pelo Cão quebrou o palco durante o set (veja um pedaço da apresentação aqui). A estrutura de alto padrão do Carioca Club, uma das principais casas de shows da capital paulista, possibilitará mais um Kool Metal Fest recheado de atrativos, além do espaço perfeito – e seguro – para incansáveis e insanos circle pits.

Sobre a atração principal do fest, o Brujeria completa 30 anos agora em 2019. Foi formado em 1989 por americanos com ascendência latina. À época, ocultar os nomes reais dos músicos, alimentar boatos sobre seus rostos e também quanto à temas polêmicos envolvendo ilícitos, ajudou a criar uma mística em torno da banda, que logo estava fazendo muitos shows, com clipes na MTV e contrato com a Roadrunner.

Sempre capitaneada pelo vocalista Juan Brujo, o Brujeria já teve inúmeras formações, com músicos do alto escalão do heavy metal. Hoje, também tem Fantasma (vocal, baixo), Bruja Encabronada (vocais femininos), Aa Kuernito (guitarra), Hongo (guitarra), Pinche Peach (vocal e samplers), El Criminal (guitarra) e Hongo Jr (bateria).