O Rock in Rio conseguiu passar pela prova de fogo que é a abertura do festival, considerando perrengues que invariavelmente ocorrem nesse dia, que é termômetro para avaliar e acertar o que precisa ser corrigido. Questões referentes a logística para retirada das pulseiras, por exemplo, que gerou insatisfação pela demora na fila, fazendo muita gente perder shows, ou ainda a fila na bilheteria para comprar, são pontos que devem ser melhorados para os próximos dias. Sem contar a expectativa em relação ao grande desfalque da noite, Lady Gaga, substituída aos 48′ do segundo tempo pelo Maroon 5, dividindo opiniões, já que o público do dia não seria o da banda de Adam Levine. Será?

Mas até saber, muita coisa aconteceu. De show surpresa da mais nova diva do pop nacional Pabllo Vittar, a canja da top model Gisele Bündchen com Ivete Sangalo em “Imagine”, com direito a mensagem por um mundo melhor, emocionando os mais românticos, até o ritmo brasileiro por excelência, o samba, homenageado no Palco Sunset. Teve som pra todo mundo.

Abrindo os trabalhos no Palco Mundo, Ivete Sangalo mostrou mais uma vez que não parece ser desse mundo, pois não há outra explicação para tamanho magnetismo. Se muito se questionou sobre o porquê Anitta não foi escalada para essa noite, Veveta mostrou no palco que seu axé pode dividir espaço com o pop. Arrebatadora, seu nome era Alegria, como ela mesma disse, não apenas por estar no festival, mas pela gravidez anunciada pelo collant que deixava a barriguinha à mostra. Convocando todos a fazerem o que ela já não pode mais, pelo menos pelos próximos meses, colocou o público pra pular em um desfile de hits, que incluiu até homenagem a Cazuza, com “Pro dia nascer feliz”. Ivete regeu o público com uma destreza impressionante, mostrando a razão de ser uma das artistas mais benquistas do festival, mesmo que muita gente torça o nariz.

Pet Shop Boys © Grazi Gama / ZIMEL

Depois o axé cedeu lugar ao synthpop do duo Pet Shop Boys, que atrasou alguns minutos o início do show, mas nada que tirasse o ânimo daqueles que aguardavam a apresentação. A voz inconfundível de Neil Tennant somando forças com os sintetizadores de Chris Lowe, adornaram clássicos que definiram um gênero e colocaram gerações para dançar, como “West End Girls”, “It’s a sin” e “Go west”.  O Pet Shop Boys trabalha o novo álbum, “Super”, e até mostrou “Inner Sanctum”, mas nem é preciso dizer que o público se deleitou mesmo com “Domino Dancing” e “Always on my Mind”.

5 Seconds of Summer © Grazi Gama / ZIMEL

Para não dizer que não teve rock no festival, a banda australiana 5 Seconds of Summer ecoou alguns riffs pela Cidade do Rock. Uma espécie de boy band roqueira, os rapazes agradaram os fãs ardorosos que entoavam a plenos pulmões músicas como”She looks so perfect”, “Good girls” e “She’s kinda hot”. A combinação rostinhos bonitos + rock não segurou muito a apresentação, marcada pela dispersão do público, evidenciando que a escalação da banda em horário tão nobre não foi acertada. Um momento bacana do show foi o cover para “What I like about you”, do Romantics, mas de uma maneira geral, a sonoridade pop punk com letras sobre garotas não contemplava o público presente no festival. Mas se os fãs curtiram, já está valendo.

Maroon 5 © Grazi Gama / ZIMEL

Finalmente, o momento tão aguardado. O Maroon 5 tinha a missão de fazer os presentes esquecerem definitivamente que estariam lá para ver Lady Gaga. E foi bem sucedido, com louvor. Logo na primeira música, “Moves like Jagger”, a audiência já estava rendida e caiu por terra toda a dúvida sobre a recepção a banda, que simplesmente subiu ao Palco Mundo e fez o que sabia, sem muita firula. Os rapazes têm arsenal de hits para gastar, além claro, de ter o Adam Levine, que fez 9 entre 10 dos presentes suspirarem ao longo de todo o show. Tudo o que se esperava apareceu no setlist: “Maps”, “Animals”, “This love”, “One more night” e “Misery”, além de um charminho com o público carioca em “Garota de Ipanema”, para arrematar com o mega hit “Sugar”. Foi um deleite para os que compareceram e certamente, um alívio para a produção do festival, que continua ao longo desse fim de semana (com mais Maroon 5), e entre os dias 21 a 24 de setembro.