A quarta edição do Hocus Pocus Festival, evento realizado pela cervejaria artesanal carioca Hocus Pocus, mantém a tradição e novamente apresenta um nome de peso do rock mundial como atração principal: são os suecos do Graveyard, o maior expoente do rock psicodélico/blues rock, e pela primeira vez em turnê pela América Latina após inúmeros pedidos do público. O festival acontece dia 19 de maio no Bco. Space Makers, no Santo Cristo (RJ), e também terá duas das mais emblemáticas bandas nacionais da cena heavy/psych, Psilocibina e Auramental, além do lançamento de cervejas que estarão disponíveis exclusivamente no dia do festival.

Graveyard é a banda que a Hocus Pocus sempre sonhou em ter num festival da marca, conta um dos sócios-proprietários Pedro Butelli. Nas edições anteriores, se apresentaram Radio Moscow (EUA), Samsara Blues Experiment (Alemanha) e Kadavar (Alemanha), todos nomes consagrados do gênero, com sólida carreira de discos elogiados e turnês concorridas.

Em uma entrevista exclusiva com Pedro Butelli, idealizador da Hocus Pocus, nos é contado mais alguns detalhes do evento, da história da marca e curiosidades. Confira:

Luiz Mallet | Zimel: Olá, Pedro! Tudo bem? Primeiramente, parabéns pela Hocus Pocus, pela qualidade do produto e também pela projeção que a marca está tomando. Falo como consumidor e apreciador da sua marca.

Pedro Butelli: Obrigado!!

Luiz Mallet | Zimel: Quando começou a paixão por cerveja artesanal?

Pedro Butelli: É difícil dizer uma data exata, mas comecei a me interessar mais ou menos em 2007, quando fiz intercâmbio nos EUA e comecei a provar algumas cervejas diferentes das que já estava acostumado aqui no Brasil. Quando voltei, fui com um amigo à festa da Acerva Carioca, e lá foi plantada uma semente da vontade de fazer cerveja. Só fui fazer um curso em 2012, e a partir daí que engrenamos de verdade.

Luiz Mallet | Zimel: O Hocus Pocus festival já está na sua quarta edição, sempre bem sucedidas. De onde veio a ideia?

Pedro Butelli: Nossa cervejaria está muito ligada à nossa personalidade e ao que gostamos, então foi natural nos juntarmos a um amigo , o Felipe Toscano, para fazermos um evento que gostaríamos que existisse: cervejas que amamos com bandas que gostaríamos de trazer para o Brasil. Ainda bem que isso tem funcionado até agora, por que é um evento muito divertido de fazer.

Luiz Mallet | Zimel: Os rótulos das cervejas da Hocus Pocus são sempre exóticos e diferentes. A música psicodélica é uma referência para eles?

Pedro Butelli: Na verdade a psicodelia é uma referência que está mais próxima da raiz das nossas influências, sabe? A partir daí essa psicodelia vai se entranhando e influenciando o que fazemos relacionado a arte, música, eventos, cervejas, tudo.

Luiz Mallet | Zimel: Quem faz os rótulos da Hocus Pocus é o Cristiano Suarez, o mesmo que fez o polemico poster da tour cancelada do Dead Kennedys aqui no Brasil, correto? Tem falado com ele depois de toda a turbulência? (Entenda a polêmica aqui)

Pedro Butelli: Hoje já fizemos rótulos com algo em torno de uma dezena de artistas. Criamos vários rótulos junto com o Cristiano, e ficamos preocupados com a forma que toda essa polêmica o estava afetando. Ele não merece nenhuma repercussão negativa dessa forma, é uma pessoa ótima e um artista incrível, e ficamos felizes que tudo acabou bem.

Luiz Mallet | Zimel: No Hocus Pocus de 2019, com o Graveyard, vão ter alguns lançamentos e rótulos exclusivos, correto? Conte um pouco sobre eles.

Pedro Butelli: Nosso principal lançamento é uma New England IPA chamada de “O Louco”, a primeira de uma série de cervejas baseadas no tarot. Ela usa um lúpulo que conseguimos com exclusividade aqui no Brasil, ótimo para fazermos IPAs, e que só uma outra cervejaria do mundo fez uma cerveja com ela.

Teremos mais duas cervejas exclusivas do evento: A Fairy Dust, uma American IPA com lúpulos bem cítricos, e a Prometheus Rising, outra American IPA com single hop de Galaxy, um lúpulo australiano com um aroma incrível. As duas cervejas não vão ser filtradas para reter ainda mais o aroma e sabor dos lúpulos, e vão ficar prontas no dia anterior ao evento para serem servidas no seu momento de maior frescor, o que faz toda diferença para cervejas lupuladas.

Luiz Mallet | Zimel: Você já teve banda ou algo do tipo?

Pedro Butelli: Nunca tive! Só toco piano mal, e guitarra pior ainda. Mas ainda não desisti, um dia ainda tenho uma (risos)

Luiz Mallet | Zimel: Obrigado pelo seu tempo, Pedro! E parabéns por trazer o Graveyard ao Rio.

Pedro Butelli: Eu que agradeço pela oportunidade de falar um pouco sobre a Hocus Pocus e passar um pouco do nosso amor quase psicopata pelo que a gente faz.

 

SERVIÇO
Hocus Pocus Festival 2019
Com as bandas Graveyard (Suécia), Psilocibina (RJ) e Auramental (RJ)
Evento: https://www.facebook.com/events/1077529125771510
Data: 19 de maio de 2019
Horário: a partir das 17 horas
Local: Bco. Makers
Endereço: Rua Gen. Luís Mendes de Morais, 210 – Santo Cristo/RJ
Ingresso (meia entrada solidária com 1kg de alimento): R$100 ( https://linktr.ee/cervejariahocuspocus
Realização: Hocus Pocus e Xaninho Discos