Quando recebeu a proposta para fazer o pôster da turnê do grupo Dead Kennedys no Brasil, o ilustrador alagoano Cristiano Suarez tratou com carinho especial. Afinal, ele é um grande fã da banda americana que desembarca no país no fim de maio para shows no Rio, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Cristiano não esperava, porém, o tamanho do barulho que a arte causaria.

Desde que foi divulgado nas redes sociais da produtora responsável pelos shows no início da tarde, o pôster rapidamente viralizou, sendo amplamente compartilhado. O nome “Dead Kennedys”, inclusive, passou praticamente o dia todo nos trending topics como um dos assuntos mais comentados do Twitter.

Horas depois, a banda soltou um comunicado para a imprensa afirmando que o pôster foi divulgado pela produtora responsável pelos shows e não teve autorização da banda. O grupo afirma que “não pode presumir saber o suficiente sobre a situação de outros países para entrar em suas políticas específicas”: “O pôster não reflete uma declaração política ou posição do Dead Kennedys”.

Para fazer a arte em temática HQ, Cristiano usou algumas músicas do irônico grupo de punk rock californiano, como “Kill the poor” (“Mate os pobres”) e “Rambozo the clown” (“Rambozo, o palhaço”). A banda formada em 1978 — a turnê atual comemora as quatro décadas de estrada — é conhecida por fazer críticas contra a sociedade conservadora americana, e, segundo o artista, os fãs mais assíduos rapidamente sacaram as referências.