Depois de 31 anos do fim da banda, os fãs de The Smiths ganharam uma boa notícia — ou nem tanto. Três ex-integrantes do grupo anunciaram uma turnê de reunião no Reino Unido, mas os shows não terão a participação de Morrissey nem de Johnny Marr. O baterista Mike Joyce, o baixista Andy Rourke e o guitarrista Craig Gannon se reunirão para uma série de concertos com a Orquestra Camerata de Manchester.

O objetivo da turnê ‘Classically Smiths’ é realizar releituras de clássicos da banda, aproveitando a versatilidade que a parceria com a orquestra proporciona. Em entrevista ao “Manchester Evening News”, Joyce prometeu novidades.

“Haverá clássicos dos Smiths, mas mal posso esperar para tocar músicas que nunca foram ouvidas ao vivo antes”, afirmou.

A Camerata de Manchester já realizou parcerias com artistas de outros gêneros musicais, como a banda New Order, Graeme Park e o DJ Mike Pickering. Falando ao “Telegraph”, o guitarrista Craig Gannon garantiu que as canções serão trabalhadas com cuidado. “Estamos fazendo isso com o maior respeito e admiração pelas músicas que todos amamos”.

A turnê ‘Classically Smiths” passará por Manchester, Londres (Inglaterra) e Edimburgo (Escócia) entre os dias 28 de junho e 2 de julho. Após esses shows, estão previstas apresentações por todo o Reino Unido. E, com sorte, uma turnê mundial.