A gigante de entretenimento japonesa Sony anunciou nesta terça-feira um acordo para adquirir a gravadora EMI por uma quantia de aproximadamente US$ 1,9 bilhão.

A Sony assinou um acordo com a Mubadala, uma empresa de investimentos de Abu Dhabi, para comprar sua participação de 60% na EMI, o que daria à empresa japonesa uma participação indireta de aproximadamente 90%, informou a Sony em comunicado.

Com o negócio, a Sony põe as mãos em um catálogo de 2,1 milhões de músicas, entre as quais estão canções de Beyonce, Carole King e outros artistas.

O extenso catálogo da EMI solidificará a posição da Sony como a maior editora de música em meio a um boom nos serviços de streaming que alimentou as avaliações dos direitos autorais de música. A transação é a primeira grande jogada estratégica de Kenichiro Yoshida, que assumiu como diretor executivo da japonesa em abril.

“Estamos entusiasmados em trazer a EMI Music Publishing para a família Sony e manter nossa posição número um na indústria de publicação de música”, disse Yoshida em um comunicado.

A Sony está pagando US $ 1,9 bilhão pela participação de 60% do consórcio. Com o custo dos bônus de incentivo a estoques e administração, o preço é de US $ 2,3 bilhões, disse um porta-voz da empresa.