Liderado pelo vocalista Roger Daltrey e pelo guitarrista Pete Townshend, o The Who se prepara para realizar, em 2017, os seus primeiros shows no Brasil na primeira turnê sul-americana da sua carreira. No Brasil, serão três datas, em setembro, mas ainda não foram confirmadas as cidades que irão receber o grupo. As informações sobre a nova turnê foram confirmadas pelo agente da banda, Bill Curbishley, em uma entrevista concedida para a rádio BBC no último dia 27.

“Ando ocupado organizando novas datas na América do Norte entre agosto e setembro, e então, e eu quase não acredito que isso vai acontecer, nós iremos pela primeira vez para a América do Sul”, disse ele. “Sabemos que eles são uma plateia incrível e vai ser fantástico. Vamos tocar lá em setembro, com três shows no Brasil, um no Chile e outro em Buenos Aires (Argentina). Tocamos na Cidade do México em outubro passado e foi surreal. Lembro do Pete dizendo ‘Agora eu sei porque você está nos levando para o Sul’. Ele ficou com aquilo na cabeça por algumas semanas”.

Daltrey e Townshend são os dois membros remanescentes da formação clássica da banda, formada em 1964. O baterista Keith Moon morreu em 1978 e o baixista John Entwistle, em 2002.

As novas datas seguem a série de shows iniciada pelo The Who em 2015, quando o grupo inglês celebrava 50 anos do seu primeiro disco (“My generation”), e excursionou pela europa e pelos Estados Unidos com o show “The Who Hits 50!”.

No programa, o empresário anunciou ainda mais sete apresentações do grupo na Inglaterra, a serem realizadas entre março e abril. Os concertos ingleses também celebrarão o clássico álbum “Tommy” (1969), e irão incluir duas performances em formato acústico da ópera rock, com uma série de participações especiais — Paul McCartney, Coldplay, Ed Sheeran, Noel Gallagher, Oasis, Arctic Monkeys, Paul Weller, The Cure.

As duas sessões especiais acontecem nos dias 30 de março e 1 de abril, e serão a primeira vez que a banda apresenta a íntegra da ópera desde 1989

* com informações de Agência O Globo