Thom Yorke admitiu que está surpreso com o sucesso do novo disco do Radiohead, “A moon shaped pool”. O disco vai bem nas paradas, obrigado, especialmente após o lançamento nos formatos físicos, ocorrido 1 mês após o lançamento digital.

Mesmo nesse cenário, Yorke revelou em entrevista à publicação Q Magazine, a primeira após o lançamento do disco, que chegou a acreditar que alguns fãs haviam desistido da banda.

“Esperávamos a reação oposta. Valorizo a banda, mas não esperava isso de mais ninguém”. Depois do longo hiato desde “King of limbs” (2011), a expectativa em torno do que poderíamos esperar do Radiohead pode ajudar a explicar o burburinho em torno do novo disco.

Afinal, a cada trabalho, uma inovação que não se restringe ao universo musical. Quem não lembra do lançamento de “In rainbows” (2007), com o formato “pague o quanto quiser”, em pleno auge dos debates sobre crise da indústria fonográfica, que teria como grande vilã, a Internet?

Além disso, a banda resolveu inovar nos shows também. Enquanto muitos artistas torcem o nariz para o mar de celulares em riste ao longo das apresentações, em show na Islândia, no festival Secret Solstice, no último dia 17, o Radiohead encorajou os fãs a usarem seus aparelhos.

Antes do show, a banda divulgou um anúncio na rede social de fãs do grupo, W.A.S.T.E., instruções para conseguir senhas de wifi, viabilizando o streaming via Periscope. Quais cartas Thom Yorke e cia. ainda têm nas mangas? Sejam quais forem, é certo que os entusiastas do grupo ainda se surpreenderão por muito tempo.