PORTUGAL

A terceira edição do Festival Jardins do Marquês – Oeiras Valley apresenta noites de verão inesquecíveis e intimistas, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, nos jardins do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, Portugal. Num cartaz cuidadosamente selecionado e de enorme qualidade, composto por 4 concertos por noite divididos por 2 palcos, ao ar livre, com artistas nacionais e internacionais como as cantoras brasileiras Maria Bethânia e Liniker. O valor dos ingressos varia entre os 25 e 70€.

 

30 de junho, Liniker

Uma das principais revelações da música brasileira. Natural de Araraquara, no interior de São Paulo, sempre se interessou pelas artes, mergulhando na música à sua volta, como as rodas de samba frequentadas pela mãe e pelo tio. Não demorou até que Liniker revelasse o seu talento. A artista e a banda Caramelows, com Renata Éssis (backing vocals), Marja Lenski (percussão), Rafael Barone (baixo), William Zaharanszki (guitarra), Péricles Zuanon (bateria), Fernando TRZ (teclados), Graziella Pizani (trompete) e Eder Araújo (saxofone), têm conquistado o Brasil nos últimos anos, com inúmeras atuações e temas que colocam o nome de Liniker no mapa da música mais interessante e original da atualidade.

Depois do sucesso do primeiro EP, “Cru”, a artista e a banda Caramelows editaram “Remonta”, o disco de estreia que revelava toda a capacidade artística de Liniker, camaleônica e sempre inspirada. MPB, muito soul e referências que vão desde Tim Maia até às mais improváveis baladas latinas, passando pelo inevitável Ney Matogrosso, fizeram desse primeiro registo um verdadeiro acontecimento. O segundo disco de Liniker com Caramelows, “Goela Abaixo”, editado em 2019, correspondeu às melhores expectativas deixadas pelo seu antecessor. Com produção do baixista Rafael Barone, este registo conquistou o público e a crítica graças a temas como “Lava” ou “Calmô”. Em 2021 Liniker editou o seu primeiro disco a solo. “Indigo Borboleta Anil” conta com a participação de duas orquestras,  Milton Nascimento, Tássia Reis, entre outros nomes. O álbum teve três nomeações para o Grammy Latino de 2022, fazendo de Liniker a artista brasileira mais nomeada dessa edição do prêmio.

 

1 de julho, Maria Bethânia

O show sucessos da sua carreira, músicas dos trabalhos mais recentes e canções inéditas na sua voz. O fio condutor utilizado pela cantora, que também responde pela direção artística e alinhamento, dialoga com os repertórios apresentados. Compositores anteriores à sua geração, compositores contemporâneos e outros que surgiram posteriormente, fazem-se presentes no generoso repertório deste espetáculo: Adelino Moreira (Negue) Paulo Vanzolini (Volta por cima), Caetano Veloso (Reconvexo), Chico Buarque (Olhos nos Olhos), Chico César (Estado de Poesia), Belchior (Galos Noites e Quintais), Xande de Pilares, Carlinhos Madureira e Gilson Bernini (Está Escrito).

Acompanhada pelos músicos Romulo Gomes (contrabaixo), João Camarero (violão de 7 cordas), Lan Lahn (percussão), Paulo Dafilin (violão, viola e guitarra), Marcelo Costa (percussão) e Marcelo Calder (direção, piano e acordeão), Maria Bethânia continua a se reinventar. Não por coincidência, o show que já passou por Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória da Conquista, Belo Horizonte, impactou uma enorme legião de fãs das mais diversas gerações e tribos.