Em um dia que prometia muita chuva, o Rock in Rio Brasil 2022 entrou no seu primeiro Domingo de atrações. A chuva que estava rondando as cercanias do Parque Olímpico caiu de forma tímida durante todo o dia. Melhor para o público, que pode curtir o ótimo espaço do festival sem precisar se preocupar com o clima.

O evento começou com o ótimo show do rapper Matuê, de Fortaleza. Com uma pista de skate no palco e manifestações contrárias ao presidente do Brasil, o concerto destilou músicas de sua carreira, participações especiais do grupo Teto nas músicas “Groupies” e “Vampiro” e ainda sobrou tempo para a música “Céu Azul” do grupo Charlie Brown Jr. Finalizando o show com “777-666”, o rapper fez um ótimo show de abertura para um público castigado pelo mau tempo, mas pelo menos com certa trégua da chuva.

Show do Matuê

Show do Matuê durante apresentação do seu show no Rock in Rio 2022. Alexandre Durão / Zimel

Jota Quest começou os trabalhos cedo no Palco Mundo. Substituindo às pressas o grupo americano MIGOS, que teve seu fim anunciado no fim de Agosto deste ano, o Jota Quest sempre entrega um show correto, no sentido mais prático da palavra. Com músicas do gosto comum como “Na Moral” e “Do Seu Lado”, Rogério Flausino e sua trupe animaram a galera que já esperava as atrações principais da noite no palco principal da noite.

Luisa Sonza faz sua estreia no Rock in Rio, ao lado de Marina Sena. A primeira, gaúcha, faz sua estreia no festival em um momento de ascensão de sua carreira, tocando os hits “INTERE$$EIRA”, “Toma” e “Boa Menina”. A segunda, mineira, é figurinha carimbada dos festivais pelo Brasil afora. Com sua parceira de palco, cantou o seu hit maior “Por Supuesto” e “Voltei pra Mim”, além de “Hotel Caro”, parceria de Luisa com Baco Exu do Blues, que se apresentou na segunda noite de festival em um palco alternativo. (Você pode ler nossa resenha dessa noite aqui).

Ainda sobrou tempo para uma versão rock ‘n roll de 1º de Julho (Cássia Eller) com solo de guitarra da artista e tudo. A apresentação de Luisa Sonza é bem enérgica, contar com uma banda de apoio para tocar suas músicas ajuda bastante e foi uma grata surpresa no Rock in Rio Brasil 2022.

Iza embalou o segundo show do Palco Mundo na noite e entre várias surpresas, levou sua mãe para tocar “No Woman No Cry/Não Chore Mais” de Bob Marley/Gilberto Gil. Dentre outros destaques, fica também a estreia ao vivo das músicas “Droga” e “Mó Paz”. Em show dançante e nada burocrático, a carioca de Olaria mostra ginga e um talento natural, seja na dança, no canto e no carisma.

Emicida e Drik Barbosa

Show do Emicida e Drik Barbosa durante apresentação do seu show no Rock in Rio 2022. Foto: Alexandre Durão / Zimel

Emicida levou manifestação política e apresentou um setlist focado em músicas mais engajadas de sua carreira. Em sons como “Pantera Negra”, “Gueto” e “Levanta e Anda”, o rapper fez discursos políticos inflamados e pediu compromisso e responsabilidade nas próximas eleições presenciais do Brasil, que ocorrem em Outubro. Com os convidados Priscilla Alcântara, Drik Barbosa e Rael, o show teve seu fim com “Principia”, música que abre o último álbum “AmarElo”.

Demi Lovato fez um show todo focado no estilo músical de seu último álbum “Holy Fvck”, onde retoma raízes do rock, pop punk e heavy metal. Com uma banda de apoio de luxo – Nita Strauss, Leanne Bowes, Brittany Bowman e Dani McGinley – a americana apresentou as músicas do novo álbum, tocou guitarra e deu roupagem nova e pesada a hits como “Confident”, “Sorry Not Sorry” e “Heart Attack”. Com ótimas extensões de músicas para deixar sua banda brilhar, Demi mostrou que sabe dividir o palco e encerrou o show com a ótima “Cool for the Summer”, também em uma versão mais pesada. Ótimo show que atravessou com guitarras rasgadas uma noite pop.

Show do Gilberto Gil durante apresentação do seu show no Rock in Rio 2022. Foto: Alexandre Durão / Zimel

Gilberto Gil fechou o palco Sunset com sua família e um setlist pra ninguém botar defeito. O Griô brasileiro tocou também “Não Chore Mais”, que Iza tocou também com sua família, veja só. Músicas como “Aquele Abraço”, “Tempo Rei” e “Vamos Fugir” embalaram um fim de noite gelado e ansioso pelo show de Justin Bieber, que estava cercado de mistério.

Após cancelar outras datas da turnê sulamericana e uma suspeita de que iria fazer um show curto, o americano subiu no palco não prometendo nada e entregando tudo. Fez um show com 22 músicas, passando por toda a sua carreira e mostrando porque é um dos artistas mais prolíficos de sua geração. A ótima “Where Are Ü Now” precedeu “What do You Mean”, que levantou definitivamente o público.

Em uma enxurrada de hits, Justin Bieber botou o Rock in Rio Brasil 2022 pra dançar em músicas como “Confident” (que não é a mesma da Demi), “Lonely” e “Intentions”, sobrando ainda tempo para um mini set acústico onde tocou “Love Yourself”, “Off My Face” e “Swap it Out”. Fechando a noite com “Anyone”, o americano confirma seu nome como um dos grandes do pop atual e confirma as expectativas de um ótimo show.

O primeiro fim de semana do Rock in Rio Brasil 2022 termina em grande estilo, com uma noite gélida, porém esquentada pelas ótimas apresentações do dia. O que nos reserva o próximo e último fim de semana da edição 2022?