Entre as seis novas atrações da edição 2019 – somando um total de 17 áreas de ativação – o Espaço Favela promete ser um dos queridinhos do público. Além dos talentos de diversas comunidades cariocas que vão trazer toda a musicalidade, a gastronomia e a cultura para a Cidade do Rock, o Espaço trará também produtos licenciados exclusivos deste Espaço Favela. Entre os itens que serão vendidos estão as Bonecas Africanas Ahosis ou Bonecas da Paz, estampas com a curadoria do selo DUTO, artigos infantis como babador e peças de vestuário, além de camisas para adultos com estampas que valorizam toda a cenografia colorida deste novo espaço. Os preços dos produtos variam de R$ 35,00 até R$ 140,00.

“Para além da música, existe uma cadeia produtiva nas favelas cariocas e que também deve ser conhecida pelo público. E o Rock in Rio como plataforma de experiência amplifica estas potências. É um espaço de voz e luz para os talentos da favela e neste momento crucial estamos mostrando justamente isso em todos os segmentos sejam sociais com a música e econômico com a gastronomia e os produtos licenciados”, conta Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.

As Bonecas Ahosis são produzidas por artesãs idosas do entorno da sede do Instituto Onikoja e da Comunidade Terreiro, onde a Instituição foi criada, em Sepetiba, no Rio de Janeiro. Elas visam resgatar as expressões da Matriz Africana e têm por base pilares como igualdade e tolerância, são confeccionadas com técnica de “papel marché” e material totalmente reciclado. Cada peça é única e possui uma história de superação por trás de sua criação, já que as mulheres são retiradas da situação de abandono social e inseridas nesse programa que as capacita e proporciona valores intangíveis como auto-estima, orgulho e produtividade; além de gerar melhorias nas condições de vida e renda dessas artesãs. Para as Ahosis confeccionadas especialmente para o festival, o estilista Carlos Tufvesson criou uma linha exclusiva de vestidos que remetem às tradicionais vestimentas africanas.

Também entre os produtos oficiais do Espaço Favela, peças com a curadoria do selo DUTO, resultado de uma conversa comandada pelo músico e produtor Dughettu entre grandes expoentes da arte urbana, que desenvolveram o conceito de quatro estampas para o Rock in Rio. Palavras-chaves como “FAVELA” “CRIA” e “RESISTÊNCIA” foram o ponto de partida para a inspiração no processo criativo, guiando a palheta de cores, traços, texturas e simbologia. O objetivo do projeto era encontrar elementos que despertassem a memória afetiva das pessoas e construísse uma emoção – tudo a ver com o clima do festival. O resultado foram quatro estampas vivas, carregadas da resiliência e da força já conhecidas dos moradores de comunidades.

Ainda entre as novidades do Espaço Favela, uma linha de babadores e roupas para bebê, da marca parceira Pierim, com designs cheios do colorido e da alegria das favelas cariocas.

Sobre o Rock in Rio

Consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Em 2001, reafirmou seu compromisso de mostrar às pessoas que pequenas atitudes do dia a dia são o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Gerou 212,5 mil empregos diretos e indiretos em todas edições, mais de R$ 97 milhões investidos em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, etc. Os investimentos são provenientes da organização do evento e de parceiros.

Em 2016, foi a vez de anunciar o Amazonia Live, projeto do Rock in Rio que já garantiu mais de 73 milhões de árvores para a Amazônia por meio de doações individuais e de parcerias, através de projetos de restauração e plantação, como o Paisagens Sustentáveis da Amazônia. O projeto traz a importância das florestas para o equilíbrio climático mundial como tema para todas as edições do evento pelo menos até 2019. Além disso, o Rock in Rio desenvolve um plano de sustentabilidade no qual define medidas para a redução de emissões e inclui-se como parte de uma correta gestão de resíduos, eficiência energética, compensação de emissões, correto consumo de recursos e muito mais. Este plano é desenhado para a organização, patrocinadores e fornecedores, sendo aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde o Rock in Rio é realizado.

O Rock in Rio preza por atitudes positivas a qualquer hora e em todos os lugares. Para endossar este posicionamento da marca “Tod+s Por Um Mundo Melhor”, o festival se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. A partir destas parcerias, uma série de ações se desenvolvem sempre pautadas pelo objetivo de adoção de práticas que pensem no coletivo. É assim que a gente faz um mundo melhor acontecer: TOD+S POR UM MUNDO MELHOR.