Criticados por se apresentarem no festival Mad Cool, em Madri, após a morte de um acrobata no evento espanhol, os músicos do Green Day se defenderam. Em comunicado publicado no site da banda americana, o vocalista Billie Joe Armstrong alega que só foi informado do acidente, ocorrido na última sexta, depois do show.

Pedro Aunión Monroy estava numa caixa suspensa por um guindaste quando caiu de uma altura de 30 metros, e morreu. O momento da queda foi transmitido pelo telão do palco principal festival. “Muitos de vocês estão se perguntando por que continuamos a tocar depois do acidente”, ele escreveu. “O Green Day só ficou sabendo do acidente quando o nosso show acabou. Nós sequer sabíamos que havia um acrobata se apresentando no festival”.

Segundo Billie Joe, a banda tinha sido informada apenas que houve uma “questão de segurança”. De acordo com a revista “Rolling Stone”, o show sofreu um pequeno atraso. Frequentadores acusaram a banda e os organizadores do festival de “insensibilidade”. A produção, no entanto, diz que manteve o show por “motivos de segurança”.

“Não somos pessoas sem coração. A segurança e o bem-estar em qualquer de nossos shows vem absolutamente primeiro. O que aconteceu com Pedro é inimaginável”, continua o músico.

“Esses festivais são enormes”, justificou Billie Joe. “Tem muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, é impossível acompanhar todos os artistas. Nós estávamos atrás do palco, a cerca de 1,5 quilômetro do palco principal do festival”. “Estamos muito tristes por Pedro e sua família, e estamos orando por eles neste momento de luto (…) Também estamos chocados e com o coração partido por aqueles que tiveram que testemunhar essa tragédia.