De um lado, o homem que estourou à frente dos Racionais MC’s nos fins dos anos 1990. De outro, um artista que ganhou notoriedade mais de duas décadas depois, despontando com o álbum “Nó na orelha”, de 2011. Representantes de duas gerações do rap nacional se encontram este sábado (23/6) no palco da Fundição Progresso: Mano Brown e Criolo, apresentando sucessos de suas carreiras. Acompanhados de uma banda formada especialmente para a ocasião, da qual participam os músicos Duani e Daniel Ganjaman (também produtor musical do espetáculo), e com o cantor Ice Blue, do Racionais, como convidado, os dois unem forças:

— A amarração está em nossa trajetória muito semelhante, de duas pessoas que vêm da favela, dos extremos da Zona Sul de São Paulo, de um lugar de sofrimento, com uma história de superação. Falamos de mazelas sociais, mas sem ser de forma negativa. Apesar de sermos de gerações diferentes, nossa intenção é a mesma, de amor — diz Criolo.

Entre as canções escolhidas para o show, estão sucessos dos Racionais, do disco de estreia na carreira solo de Mano Brown (“Boogie naipe”, de 2016) e músicas dos álbuns de Criolo, como “Nó na orelha” e “Espiral de ilusão”. Mas os dois artistas, que já se apresentaram juntos em Belo Horizonte e São Paulo, prometem um show diferente esta noite.

— Haverá samba, soul e outras coisinhas… Mas o rap, que é a nossa base, terá mais força. Será uma celebração — conclui Criolo.

Fundição Progresso: Rua dos Arcos 24, Lapa — 3212-0800. Sáb, às 22h. R$ 100 (quem levar 1Kg de alimento paga meia). Não recomendado para menores de 18 anos.